Convidado de hoje do Projeto Mi Buenos Aires… Alex Herzog – Bistrôs Buenos Aires e Paris

No final de outubro realizei um dos meus sonhos: conhecer Paris! Uma cidade fantástica, um paraíso para quem gosta de gastronomia e cultura! Encontrei por lá várias semelhanças ( e, claro, várias diferenças) com Buenos Aires. Um povo que gosta de estar na rua, nos cafés, que dá valor para a tradição. Eu fiquei (e ainda estou) atordoado com a beleza da cidade. E um dos livros que ajudou a aguçar minha curiosidade sobre a cultura gastronômica local foi o Bistrôs Paris, do Alex Herzog. As fotografias do livro são espetaculares, e as dicas são imperdíveis!!  E além desta leitura obrigatória para quem planeja um passeio em Paris, o Alex também publicou o Bistrôs  Buenos Aires!!! Eu comentei sobre o livro aqui no blog no ano passado, e desde então me tornei um grande fã do trabalho dele!! Obrigado, Alex, por livros tão interessantes, que nos levam a lugares mágicos. Ah, e tem mais!!! O Alex acaba de lançar seu site, o Bistrôs – Onde comer bem, bacana e barato. É uma grande felicidade publicar esta entrevista e compartilhar com vocês estas dicas. Obrigado, Alex!!

Retirei esta apresentação lá do site dele!! Vai lá para ver o texto completo!!

Alex Herzog

formado em administração de empresas, é também chef e fotógrafo. Aos dez anos ganhou de seu avô uma câmera fotográfica Leica. Enquanto tentava desvendar os mistérios da fotografia, era chamado por sua avó a acompanhá-la na cozinha. Essas influências fizeram com que, em 1989, deixasse o comando do grupo de empresas em que trabalhava e buscasse seu sonho… ( continua no site!!)


O que você mais gosta de fazer em Buenos Aires?
Depois de caminhar pela cidade o dia inteiro, visitando parques, museus e galerias de arte, jantar muito bem e bacana no Dominga. Em seguida ir a uma milonga, como La Viruta, La Catedral ou Salón Canning.

La Catedral – foto: Alex Herzog

Qual o seu restaurante favorito na cidade? Para almoçar, os pintxos do Sagardi, acompanhado de uma copa de sidra, em San Telmo; para jantar o Dominga, em Palermo; e depois, para o último trago, o 878 Bar, em Villa Crespo.
Sagardi – foto: Alez Herzog

Um conselho para quem vai a BsAs pela primeira vez… Antes de viajar, procurar ler e conhecer o máximo possível sobre a cidade, sua gente e sua cultura, para quando chegar lá, já ter uma noção das coisas que rolam na cidade, e aproveitar o que Buenos Aires tem de melhor a oferecer.
 Imagine que você acaba de ganhar 500 pesos para gastar em Buenos Aires. O que você faria?
Assistiria a uma ópera no Teatro Colón, e depois iria jantar no Gran Bar Danzón, sempre bem acompanhado, claro! E como as milongas não são caras, terminava a noite no La Viruta.
Gran Bar Danzón foto: Alex Herzog
 O que não pode faltar em uma visita a Buenos Aires? Comer umas picadas no Musetta Café, de preferência papeando com a Cristina, proprietária da casa, e em seguida ir a pé até o CAFF (Clube Atlético Fernández Fierro), assistir a um show da Orquestra Típica Fernández Fierro.
Qual a região da cidade que você mais gosta e por quê? San Telmo, durante a semana, pois parece mais uma cidade de interior. Nos fins de semana, Palermo, onde existem muitas lojas legais, galerias de arte, espaços de vanguarda, muitos bons restaurantes, e ainda pode-se ver muita gente jovem andando pelas ruas.
foto: Alex Herzog

O que você sempre traz de uma visita a Buenos Aires (fisica ou metafisicamente…) A minha câmera fotográfica com os cartuchos lotados; a mochila repleta de potes de doce de leite; e a minha alma rellena (cheia) de felicidade. Precisa mais do que isso?!!
Obrigado pelas dicas, Alex!! Seus livros são fonte de muita inspiração, e não vejo a hora de conhecer seu restaurante e pegar meus autógrafos!!!

E falando em livros, o Bistrôs  Buenos Aires e Bistrôs  Paris podem ser ótimos presentes de Natal!! Para conhecer melhor os livros, clique aqui!

Leia as entrevistas anteriores!

Mi Buenos Aires…  Amanda Mormito – Feels like Chocolate
Mi Buenos Aires…  Tulio Bragança – Aires Buenos
Mi Buenos Aires…  Mari Campos, Pelo Mundo
Mi Buenos Aires…  Gabriela Antunes, Conexão Buenos Aires

Mi Buenos Aires…  Cris Berger – Dicas de Viagem
Mi Buenos Aires… Geraldo Figueras, In Spirits
Mi Buenos Aires… Carla Portilho, Idas e Vindas
2017-09-06T16:25:37+00:00

6 Comments

  1. Alexandra 15 de dezembro de 2011 at 12:32

    Puxa, post campeão, Marco. Não tinha visto. Já vi o livro do Bistrô de Buenos e , fiquei sabendo agora, que existe tb o de Paris. É o cara! Que honra, hein. Pra favoritar!
    Abraços grandes
    Alexandra
    @CAFEVIAGEM
    @destemperadinhos

  2. Oi Alexandra!! Muito legal, né? Fiquei muito feliz com a gentileza dele em participar do projeto! E os livros são uma ótima dica para o Natal!! O de Paris é sensacional, as fotos são mágicas!! Falando nisso, já deu uma olhada ali no canto superior direito do blog? Estou com uma página nova, Especial Paris! Abraço, e muitíssimo obrigado pela tua gentileza também de ter dedicado um tempo para participar das entrevistas!! Abração!!

  3. Kina 18 de dezembro de 2011 at 04:41

    Eu conheci Paris antes de BsAs, mas qdo cheguei em terras portenhas senti os mesmos ares…Qdo fui a BsAs a primeira (e única) vez não pesquisei nada, não sabia nada!! A surpresa de encontrar um lugar tão lindo, tão acolhedor, tão interessante, foi tão intensa que penso, de forma insistente, em voltar e ficar lá pra sempre!!!!

  4. Oi Kina!! Buenos Aires é apaixonante, né? Este é um dos meus planos diários, voltar e ficar lá pra sempre também, hehe! E a idéia do blog é ir matando (ou aumentando) a saudade de lá todos os dias!! Abração!

  5. Ligia 2 de janeiro de 2012 at 14:02

    Marco, essa sua lista de convidados do Projeto, está a cada dia mais luxuosa!
    Que beleza de postagem!

    E fiquei tão absorta, lendo sua introdução e depois as dicas do Alex, que só quando cheguei aqui nos comentários, é que li o que você disse pra Alexandra, sobre a nova a página de Paris! E aí subi o cursor e vi! Wow! mais coisas interessantes, para nos maravilhar! Vou conferir em seguida…
    Quanto às sugestões do Herzog, devo confessar que estão anotadíssimas, mas fiquei particularmente interessada na dica do Sagardi, e "aguando" os pintxos! E, chateada, pois se ele recomendou muito, sendo o chef que é, e eu nas TRÊS últimas idas em BsAs, tentei levar amigas e irmãs, chegando mesmo a entrar, mas não quiseram ficar….Arrrrrrghhh, depois de ler isso aqui, será o primeiro pit stop, da próxima viagem!
    E, Marco, ratifico o convite a você e Quéle, para sairmos, quando da vinda ao Rio, e poderemos ir no In House Café Bistrô! Que tal?
    Parabéns, pela entrevista do Alex! Adorei!
    Abraços!

  6. Oi Ligia!!! Muito legal a entrevista do Alex, né? Dicas sensacionais! O Sagardi tá no topo da minha lista para a próxima viagem!!! Ah, quem sabe neste novo ano nos encontramos no Rio? Seria muito legal! Vamos ver… A página especial de Paris é uma das novidades que planejei para o blog… Aguarde! Abração!!

Leave A Comment