Convidada de hoje do Projeto Mi Buenos Aires… Constance Escobar, Pra quem quiser me visitar…

Acompanho o trabalho da Constance Escobar há bastante tempo, e sou um grande admirador. Ela é a responsável pelo excelente Pra quem quiser me visitar… e também pelo Por dentro do Rio, no portal da editora Abril, o  Viaje Aqui. A Constance tem um texto ótimo, ao mesmo tempo refinado e simples. Parece uma contradição, mas aproveitando o gancho da culinária, tema sempre presente nos textos dela, os grandes chefs do mundo dedicam sua vida para buscar a perfeição em pratos simples, que muitas vezes são os mais difíceis de fazer ( para saber se o chef é bom mesmo peça para ele fazer um molho béchamel… farinha, manteiga e leite. parece simples mas é extremamente difícil….). A Constance escolhe as palavras como o chef escolhe os ingredientes, acrescentando pitadas de bom gosto, conhecimento e erudição para criar textos memoráveis e sempre poéticos. Escrever sobre gastronomia não é nada fácil, pois a subjetividade da experiência nem sempre é harmonizada com a necessária objetividade da crítica. Mas a Constance consegue com maestria traduizir as suas experiências gastronômicas e turísticas em textos agradáveis e informativos, elogiando quando merecido e sem medo de criticar quando necessário. Se você gosta de viajar e comer bem, o site dela é imperdível. E por falar em viajar, a Constance será a anfitriã de um grupo especial em uma visita à Paris! Imagine desbravar os bistrôs de Paris com uma guia destas!!  Estou muito honrado e feliz com a participação da Constance Escobar no meu projeto de entrevistas! Tenho certeza que você vai adorar o resultado!!

Mi Buenos Aires…

Para conhecer um pouco mais a nossa entrevistada de hoje, leia o perfil que eu “peguei emprestado” lá do site dela. ( espero que perdoe esta pequena “apropriação”, Constance! )

“A curiosidade por tudo o que se relacione com a arte de comer bem já me tomava desde criança, muito antes que eu pudesse racionalizar esse sentimento. Desde pequenininha, sentia uma enorme satisfação em presenciar os rituais que envolvem a mesa e seus prazeres, quase sempre regidos por minha mãe. Fui crescendo e me aproximando cada vez mais desse universo. E, aos poucos, isso foi se tornando uma paixão na minha vida. A ponto de, ao longo de dois anos, sair do trabalho e ir passar minhas noites no curso de gastronomia ministrado na UNIRIO. Curso esse que me deu a oportunidade de fazer um estágio de seis meses na confeitaria (os doces são o meu pecado!) de um dos melhores restaurantes do Rio, o Carême Bistrô, de onde guardo uma doce saudade; lembrança pra vida inteira.


Percorro incessantemente, sempre que possível, todos os cantos onde saiba que se possa saborear uma boa refeição. A isso dedico boa parte do meu tempo livre: ler sobre novidades na gastronomia, no Brasil e no mundo, e, claro, visitar bares, restaurantes, padarias, confeitarias e mercados, por onde quer que eu passe. Aonde quer que eu vá, seja Visconde de Mauá ou Paris, parte do meu tempo eu gosto de dedicar a procurar o que a gastronomia do lugar tem a me oferecer. Esse é, sem dúvida, um dos meus grandes prazeres. Mais que isso, uma das minhas formas de me inserir no mundo”

O que você mais gosta de fazer em Buenos Aires?
Andar, andar, andar. Comer, comer, comer. De preferência, alternando as duas coisas…

Qual o seu restaurante favorito na cidade?
Tenho enorme dificuldade em apontar um favorito, onde quer que seja… É sempre difícil pra mim essa tarefa. Mas eu diria que, entre as últimas refeições que fiz na cidade, a que mais me marcou foi o menu degustação do Vinería de Gualterio Bolivar.

Um conselho para quem vai a BsAs pela primeira vez…
Conheça a cidade a pé. Caminhe o mais que puder, com os olhos na arquitetura, nas praças, nos jardins. Pare pra um sorvete de doce de leite e caminhe mais um tanto. Sente-se num bom café. Ande mais um pouco. Na verdade, esse conselho vale pra qualquer cidade que valha a pena conhecer no mundo. Só andando muito por suas ruas é que se pode dizer que se conhece uma cidade…

Imagine que você acaba de ganhar 500 pesos para gastar em Buenos Aires. O que você faria?
Não sei no que gastaria, mas imagino onde gastaria: Palermo. Pra mim, é o melhor lugar pra ser consumista em Buenos Aires.

O que não pode faltar em uma visita a Buenos Aires?
Empanadas, um bom ojo de bife e muito sorvete de dulce de leche da Un´Altra Volta. E pra queimar todas essas calorias, uma boa caminhada pelos parques de Palermo e Belgrano. Com direito a uma espichadinha no gramado sob o sol…

Qual a região da cidade que você mais gosta e por quê?
Não dá pra apontar uma só. Gosto da beleza aristocrática da Recoleta, do clima descolado de Palermo Viejo e da poesia das ruas antigas de San Telmo. É essa a minha santíssima trindade em Buenos Aires.

O que você sempre traz de uma visita a Buenos Aires (fisica ou metafisicamente…)
Algum CD do Piazzolla, alfajores e doce de leite. E muita, muita vontade de retornar em breve. A saudade de Buenos Aires sempre me acompanha no caminho de volta pra casa…

Muito obrigado Constance!! E agora vamos todos lá no Pra quem quiser me visitar…e Por dentro do Rio,  para ler e aproveitar as ótimas dicas!!

( não esqueça de conhecer melhor o novo projeto da Constance!)

Leia também as entrevistas anteriores:

Mi Buenos Aires… Geraldo Figueras, In Spirits
Mi Buenos Aires… Gisele Teixeira ( Aqui me quedo) e Eduardo Baró
Mi Buenos Aires… Mariana Pereira, Buenos Aires, queridos e Hotel Querido
Mi Buenos Aires… Carla Portilho, Idas e Vindas
Mi Buenos Aires… Quéle Jacques e Marília Cavalheiro

.

2017-09-06T16:26:06+00:00

6 Comments

  1. Ligia 3 de setembro de 2010 at 18:09

    Ah…Marco! Li de uma tacada só, porque fiquei muito feliz, em ver a minha querida Constance, de quem também sou uma fervorosa admiradora, aqui no seu espaço!
    Curto demais tudo que ela escreve, além de apreciar sua delicadeza, e bom gosto.
    E ainda ter tido o privilégio de tê-la conhecido pessoalmente, e ter tido o prazer de almoçar com ela, em mais de uma ocasião.
    Essa entrevista ficou excelente também, como as outras, mas me vejo obrigada a entrar aqui de novo, pois estou de saída pra viajar…
    Parabéns pela escolha e entrevista!
    Abração!

  2. Oi Ligia! Obrigado pela visita! Que bom que você gostou da entrevista aqui no NOSSO espaço, hehehe! O texto da Constance é ótimo, leitura diária!! Que belo almoço deve ter sido, hein? Muito bom!! Abração, e tenha uma ótima viagem!

  3. Geraldo Figueras 4 de setembro de 2010 at 17:09

    Constance sabe das coisas! Assino embaixo de todas as respostas. E com licença que eu achei uma importadora aqui em Porto Alegre que tem dulce de leche La Samandra e vou me dar de presente 🙂

  4. Que bom te ver por aqui Geraldo! Eu sou grande fã do trabalho da Constance! Dicas muito boas! E nada como um doce de leite para iniciar o feriadão, hehehe! Abraço!! Ah, e tu encontrou o La Salamandra lá no Armazém 196? Vou tentar ir lá também!! hehehe

  5. Constance Escobar 13 de outubro de 2010 at 04:01

    Marco, como você sabe, eu estava fora do Brasil quando você publicou a entrevista e por isso acabei demorando um tantinho pra vir aqui te agradecer pelo enorme carinho de suas palavras. Mas nunca é tarde: Obrigada.
    E viva nossa querida Buenos Aires!

  6. Oi Constance!! Acompanhei de perto suas aventuras gastronômicas! Sempre uma grande inspiração!! Obrigado pela visita, e fico muito feliz que você gostou do resultado!! Muuuuito obrigado pela participação!! Abração!

Leave A Comment