Convidado de hoje do Projeto Mi Buenos Aires… Ariel Palacios, Estadão e GloboNews

O convidado de hoje no Projeto Mi Buenos Aires é o jornalista Ariel Palacios. Correspondente em Buenos Aires do Estado de São Paulo e da Globonews, o texto do Ariel é excelente, sempre crítico e altamente informativo. Acompanho o blog dele no Estadão (Os Hermanos)  há muito tempo, é uma fonte riquíssima de cultura e informação sobre a Argentina. O que eu mais gosto no jornalismo é a polêmica, as opiniões fortes. Encontro no texto do Ariel estes ingredientes, acompanho no blog as acaloradas discussões nos comentários, sempre um debate interessante de idéias. Acho fundamental o contraste de opiniões, o embate de idéias, a persuasão, sempre com respeito e conteúdo. Gosto quando as pessoas concordam com as minhas opiniões, mas gosto mais ainda quando discordam, pois esta é uma boa chance de debater e se posicionar no mundo das idéias. Sou um admirador do trabalho do Ariel, e fico muito honrado com a participação dele no meu projeto de entrevistas!! Obrigado pela gentileza, Ariel, em encotrar um tempinho na sua agenda para conversar com os meus leitores!! Tenho certeza que a sua visão sobre Buenos Aires será muito interessante para os apaixonados por esta cidade!!

Mi Buenos Aires…. Ariel Palacios – Correspondente em Buenos Aires do Estado de São Paulo e da Globonews.

Aproveito o perfil dele no blog Os Hermanos para apresentá-lo:

PERFIL: Ariel Palacios fez o Master de Jornalismo do jornal El País em 1993. Desde 1995 é o correspondente de O Estado de S.Paulo em Buenos Aires. Além da Argentina, também cobre o Uruguai, Paraguai e Chile. Ele foi correspondente da rádio CBN (1996-1997) e da rádio Eldorado (1997-2005). Ariel também é correspondente do canal de notícias Globo News desde 1996.



Em 2009 “Os Hermanos“ recebeu o prêmio de melhor blog do Estadão (prêmio compartilhado com o blogueiro Gustavo Chacra ).

O que você mais gosta de fazer em Buenos Aires?
 Caminhar! É a cidade ideal para caminhar. Eu, pessoalmente, prefiro caminhar em B.Aires no outuno ou inverno. E, após uma boa caminhada, entrar em um café, bar ou confeitaria e saborear um chá ou um café. Inclusive, caminhadas noturnas. Isso é possível aqui,já que a cidade é relativamente segura ainda.

Qual o seu restaurante favorito na cidade?
 Tenho vários, de todos os tipos. Mas, poderia dizer que, basicamente, seriam estes:

a) Club del Progreso, na rua Sarmiento. Gosto dali pela comida, pela calma do lugar e pela História do lugar.
b) L’Ancien Combatant, na rua Salta. Gosto dali pelo atendimento, porque é pequeno e calmo (5 ou 6 mesas apenas) e pela comida francesa com produtos argentinos, saborossíssima. E, pelo ambiente, já que é a antiga casa dos veteranos de guerra franceses.
c) Oro y Cándido:  Gosto dali pela comida (carpaccio de llama, lombo de ñandú, batatas andinas…) e o atendimento durante a semana.

Um conselho para quem vai a BsAs pela primeira vez…
 Caminhar, caminhar e caminhar. E evitar o circuito ‘turistão’ do bairro da Boca (Caminito é um lugar que os portenhos jamais visitam), a calle Florida (que há 30 anos era interessante, mas não mais) e evitar perder muito tempo em Puerto Madero (é para ir, ver, e sequer ficar para comer ali). E, de quebra, outra coisa a evitar: os shows de tango para turistas com jantar incluído. Melhor ver tango de verdade, em um lugar onde as pessoas dançam normalmente. E voltando ao assunto principal: caminhar e ver coisas interessantes na av. de Mayo (o prédio do Pasaje Barolo, por exemplo), pela avenida Libertador (a estátua de Sarmiento feita por Rodin).

Imagine que você acaba de ganhar 500 pesos para gastar em Buenos Aires. O que você faria?
Eu compraria livros, que estão muito baratos aqui (apesar dos aumentos dos últimos anos).

O que não pode faltar em uma visita a Buenos Aires?
 A Av. de Mayo, a estátua de Sarmiento feita por Rodin, comer um ‘sándwich de miga’ (frio, não quente), além de um café com leite com ‘medialunas’, entrar em uma livraria antiga, ver pessoas dançando tango de forma normal em uma casa de tango (e não um show). Pegar o metrô da linha A.

Qual a região da cidade que você mais gosta e por quê?
 Gosto da Recoleta, pois está menos deteriorada… e gosto de Almagro, pois é o ‘bairro médio’ da cidade.

O que você sempre traz de uma visita a Buenos Aires (fisica ou metafisicamente…)
 Física: Hoje, alfajores e vinho (antes, 20 ou 30 anos atrás, quando não existiam barreiras sanitárias, presunto cru, queijos, sandwiches de miga e medialunas recém-feitas). Metafísicamente: o prazer da cultura.

Muito obrigado, Ariel!!

E agora, vamos visitar o excelente blog Os Hermanos!

Veja também:

http://twitter.com/arielpalacios

Artur Xexéo e Ariel Palacios comentam o Nobel de Literatura

Chat com Maria Beltrão e Ariel Palacios na Globonews

Leia as entrevistas anteriores:

Mi Buenos Aires… Marcio Nel Cimatti – A Janela Laranja

Mi Buenos Aires… Marcelo Barbão – Direto de Buenos Aires

Mi Buenos Aires… Diego Fabris e Diogo Carvalho – Destemperados

Mi Buenos Aires… Constance Escobar, Pra quem quiser me visitar

Mi Buenos Aires… Geraldo Figueras, In Spirits

Mi Buenos Aires… Gisele Teixeira ( Aqui me quedo) e Eduardo Baró

Mi Buenos Aires… Mariana Pereira, Buenos Aires, queridos e Hotel Querido

Mi Buenos Aires… Carla Portilho, Idas e Vindas

Mi Buenos Aires… Quéle Jacques e Marília Cavalheiro

.

2017-09-06T16:26:04+00:00

5 Comments

  1. Marilia 14 de outubro de 2010 at 00:14

    caminhar, caminhar, caminhar! super indicado! excelente entrevista e projeto marco!

  2. caminhar! A melhor forma de conhecer BsAs! Abraço Marilia, e obrigado pelo elogio!! Fico feliz que você está gostando das esntrevistas!

  3. Alexandra Aranovich 14 de outubro de 2010 at 18:11

    Adorei a entrevista e dicas do Ariel Palacios. sabe tudo de Buenos e muitas outras coisas. Abs
    Alexandra
    http://www.cafeviagem.blogspot.com
    http://www.destemperadinhos.com

  4. Oi Alexandra!! A entrevista ficou muito legal! Algumas dicas fora do circuito e muito certeiras! E o blog dele é leitura obrigatória!! Abração!

  5. Alexandra 15 de outubro de 2010 at 18:01

    Sim, já estou seguindo ele no twitter!

Leave A Comment