Aventura Porteña do Leitor: Fabiana Almeida

A Fabiana nos enviou este relato sobre sua experiência em Buenos Aires!! Muito legal! Obrigado por compartilhar tuas dicas conosco, Fabiana! 🙂

 

 

Ares portenhos

 

13633276_10209667968716773_1227538395_o 13646953_10209667968036756_1515865353_o

 

Buenos Aires é uma cidade que esconde surpresas em cada esquina. Seus cafés com tango, suas livrarias e docerias, o brilho da 9 de Julio durante a noite. O sabor do doce de leite argentino. Irresistível, singular, inesquecível. Quero mais! Experimentei várias marcas de alfajor: milka, jorgito, cachafaz…

Aproveitei uma manhã inteira para saracotear pelo centro, nos arredores do Obelisco, onde tem várias lojinhas e fica próximo ao burburinho da Rua Florida. De dentro da Casa Rosada, algumas crianças fofas que faziam excursão escolar me mandavam tchau e acenavam para mim. A belíssima Puente de la Mujer tem uma réplica da ‘ponte do amor’ francesa, onde os casais colocam cadeados com os seus nomes. É um lugar super romântico. Experimentei o famoso bife de chorizo com papas fritas. Delícia!

Na Recoleta, uma senhora simpática sorriu para mim e perguntou de onde eu era, quando respondi ela ficou eufórica: Ahhh, Brasil,adoro! El Ateneo é a livraria mais bonita que já tive a chance de conhecer. O restaurante foi um achado, a comida e a sobremesa são divinas! Lugar perfeito para passear sem pressa, almoçar e passar o tempo lendo um bom livro. O Nevado com raspas de chocolate branco em cima da Abuela Goye é o melhor chocolate quente que já tomei na vida!

Na bela Avenida de Mayo conheci um dos lugares mais charmosos de Buenos Aires. O Café Tortoni possui um charme retrô e cardápio super variado: café da manhã (o típico ‘desayuno’ portenho com media luna, churros e dulce de leche), pratos quentes (parrillas deliciosas), sobremesas e lanches. Sua decoração vintage cria um clima intimista, o que torna o local perfeito para fazer uma ‘pausa para o café’ ou apreciar uma refeição bem servida e saborosa. O local foi fundado em 1858, é reconhecido como patrimônio cultural da capital portenha e já teve visitantes ilustres, como os escritores Julio Cortázar e Jorge Luis Borges. Ao descer as escadas, há um palco bem próximo às mesas, em um espaço pequeno e à meia-luz que lembra um cabaré. Uma frase famosa do poeta argentino Discépolo define o tango como “um pensamento triste que se pode dançar”. Pra mim, depende do estado de espírito. Em um show de tango diversos sentimentos são explorados: paixão, alegria, melancolia. O tango simboliza o jogo da sedução, é uma dança intensa e sensual, um momento de sintonia entre dois corpos, além do desejo de caminhar e se deixar conduzir.

 

Voltei para São Paulo com o paladar aguçado e novas memórias afetivas. Coleciono sabores.

2017-09-06T16:25:26+00:00

Leave A Comment