Dicas da Quéle – Ano Novo Chinês em Buenos Aires

A Dica da Quéle de hoje é sobre um dos seus cantinhos favoritos em BsAs… O Barrio Chino!! Este ano infelizmente não poderemos estar lá para o Ano Novo Chinês, que acontece neste final de semana, no sábado, dia 21,e no domingo,22 de janeiro(informações: http://www.barriochino.net/)!!! Se você estiver em BsAs, não deixe de ir! Vale a pena!! Não é, Quéle? Conta pra gente!!

Barrio Chino

No bairro de Belgrano encontra-se o famoso Barrio Chino, em la calle Arribeños entre 2100 y 2200, estendendo entre las calles Mendoza y Montañeses.

Se é sua primeira vez em Buenos Aires, e mesmo assim quer conhecer o bairro,vá de taxi e se quiser se aventurar pegue o metro linha D até estação Juramento e caminhe pela Juramento até 1600 (são umas 6 quadras).

Para quem vai pela primeira vez ao barrio chino uma pergunta sempre é feita… “é só isso???”  Não é como Chinatown em NY, é muito pequeno, se resume a algumas ruas no máximo, mas com certeza tem seu charme.

No barrio chino você encontra de tudo, comidas e verduras típicas, restaurantes, escolas, templo budista, supermercados, lojas especializadas em bugigangas chinesas que eu adoro, tem muita coisa boa, original e barata.

 O bairro recebe muitos visitantes nos finais de semana e os chefs e gourmets e gourmands fazem compras nos mercados especializados do bairro.

Em Montañeses 2175 está o templo budista Chong Kuan, você pode participar de sessões de meditação em uma sala onde o silêncio é seu companheiro. Tirando toda parte politica que envolve a China, que não podemos esquecer, é um local muito interessante de conhecer.

O momento de maior concentração de visitantes no bairro sem duvida é nas festividades do Ano Novo Chinês.

Estas fotos foram feitas na festa do ano passado, em 06 de fevereiro de 2011. É um momento único, aviso… você deve ir pela manhã e ficar no máximo até o meio dia (depois fica muito cheio!!)

Os moradores estão mais simpáticos,sorriem, estão alegres, o bairro todo está em festa, é muito colorido, as barraquinhas no meio da rua com comidas típicas, feita na hora e deliciosas!!

Eu amo, me sinto muito bem e adoro a comida, as cores e as pessoas felizes, os mais idosos estão nas ruas ajudando a celebrar.


Este ano tivemos a sorte de chegar cedo e ver toda movimentação do ritual do dragão, um momento muito especial para os moradores do bairro, e também para o visitante!

O Marco não é muito fã de multidões, mas fez ótimas fotos que estão ilustrando meus comentários.

Uma senhora idosa não sossegou enquanto eu não passei a mão no dragão, pois traz sorte…vamos ver… por que não, eu pensei ,e toquei no dragão, foi um daqueles momentos que contagiam.

 O que o Marco mais gosta são os supermercados do bairro, algo que sinto muita falta aqui em Porto alegre. Por falar em sentir falta……….é melhor nem falar…

Não deixe de visitar os restaurantes do bairro, nós conhecemos o Lotus Neo Thai (Tailandês) e o LuCumma ( Peruano), muito bons!!!
Maiores informações:
como chegar: http://www.barriochino.net/index.php?option=com_content&view=article&id=31&Itemid=51
2017-09-06T16:25:36+00:00

9 Comments

  1. Quéle 18 de janeiro de 2012 at 21:32

    Realmente, é uma pena não estar lá durante as festas do ano novo, eu adoro. O clima no bairro é outro, as cores e as comidas…e…e…

  2. Pois é… mas ano que vem tem mais!

  3. Ligia 20 de janeiro de 2012 at 17:55

    Olha, cheguei à conclusão, de que, ter tocado o dragão, como queria a tal senhora, realmente lhe trouxe sorte, Quéle! Pois vocês não fizeram no mesmo ano, a viagem maravilhosa pra Paris????

    Muito bacana tua dica! Eu não conheço essa festa (apesar de ser uma vibana, imagine!), então tá aí, um bom pretexto, pra voltar a BsAs no próximo ano, pra curtir tudo isso!
    Quem sabe celebramos nossa amizade, que começou em Baires, no próximo ano novo chinês?
    Adorei o post e as fotos!
    Beijos

  4. Vale muito a pena, Ligia. Eu sou meio agorafóbico, não sou muito de multidões, mas devo admitir que é uma festa bonita. Brinquei com a Quéle sobre o Dragão também, ano que vem eu faço questão de abraçá-lo também, hehe! Abração!

  5. Patricia 23 de janeiro de 2012 at 13:02

    Quéle, adorei o teu texto!!! O Marco que se cuide, hein? brincadeirinha! Eu adoooro Buenos, e as tuas dicas são ótimas!!! Pena que eu não estava lá pro ano novo, mas ano que vem vou com certeza!!

  6. Quéle 23 de janeiro de 2012 at 17:20

    Oi Patricia!! Que bom que você gostou, espero escrever mais este ano, tenho algumas idéias no forno. Não deixe de ir ao Barrio Chino, mesmo que não tenha festa, é muito legal, você vai gostar. Beijos.

  7. Pollyanna Gomes 12 de novembro de 2012 at 14:13

    Eu vou com meu namorado pra BsAs dia 1 de dezembro! Adorei as dicas e com toda certeza irei ao bairro chino!

  8. Pollyanna Gomes 12 de novembro de 2012 at 14:17

    Vou para BsAs com meu namorado em dezembro pela primeira vez e adorei as dicas! Com toda certeza irei ao bairro chino!

  9. Oi Pollyanna! Boa viagem!! Espero que o blog ( e os outros blogs indicados por aqui) ajude no planejamento da viagem! 🙂

Leave A Comment