El Preferido de Palermo

Vou confessar uma coisa pra vocês. Não sou muito fã de restaurantes sofisticados, onde o garçom parece ter saído da capa da última Harper’s Bazaar e te atende com um ar tão blasé que o ambiente não precisa de refrigeração no verão. Não me dou bem com mais de dois talheres na mesa e não vejo necessidade para 12 tipos diferentes de copos.

O que eu gosto mesmo é de um ambiente acolhedor, comida de qualidade e a sensação de que o lugar tem alma, tem personalidade! Que o lugar represente um pouco a vida dos proprietários, e não a última tendência de design. E o El Preferido de Palermo me entregou tudo isso em um prato literalmente cheio.

Localizado em um prédio centenário de esquina, na frente da casa onde Borges morou, o El Preferido é obra de um casal asturiano, e a influência da gastronomia espanhola está por todo o menu, e na decoração da casa.

Ele é um dos Bares Notáveis de Buenos Aires, e merecidamente. O atendimento foi o que se espera de um bodegón, aquela medida equilibrada e exata de empáfia, calor humano e humor que me fascina nos garçons da velha guarda, e que alguns turistas confundem com má educação.

O menu, que poderia ser na realidade um tratado sobre culinária e suas possibilidades, poderia facilmente virar leitura de cabeceira para quem gosta da boa mesa. Uma longa, longa lista de possibilidades. Fiquei mais de sei lá quantos minutos tentando escolher algo. E, sim, acabei escolhendo o mais simples, uma milanesa. Era uma tarde quente de verão portenho, então não quis arriscar o resto do dia pedindo uma fabada asturiana, ou algo parecido.Fica na fila das experiências para o inverno…

O que eu sempre esqueço é que as porções em Buenos Aires geralmente são enormes, a porção de duas pessoas facilmente alimenta três. E não foi diferente no Preferido. Tanto que no final da refeição precisamos pedir para levar o que sobrou!!

Tenho uma certa experiência com milanesas em BsAs, e a do Preferido se tornou… minha preferida! Aquela complexa simplicidade de uma boa milanesa, algo quase impossível de se reproduzir em uma cozinha caseira.

O ambiente já vale a visita, para quem gosta de lugares com personalidade. Na realidade são dois ambientes principais, o bar/café, com entrada na esquina, com mesas altas, conservas por todos os lados, e muita onda (até o Francis Ford Coppola virou fã do lugar!) e o restaurante, com entrada lateral, um salão separado, com vários detalhes espalhados…

Adorei a comida, um prato muuuito bem servido, porção para duas pessoas que com certeza alimentava quatro. Talvez um pouco caro para padrão bodegón, a milanesa para duas pessoas estava em média 100 pesos, mas pela quantidade não pesou no bolso.

Um restaurante não é apenas comida, é experiência, e neste caso ela foi muito satisfatória. Voltarei com certeza, agora no inverno, com muita curiosidade para conhecer o lado mais forte e pesado do cardápio!

El Preferido de Palermo
Jorge L. Borges 2108 – Tel. 4774-6585

Leia Mais!
http://www.guiaoleo.com.ar/restaurantes/El-Preferido-de-Palermo-411
* Este não é um post patrocinado, e sim uma indicação espontânea de empresas que estão na minha lista de lugares favoritos na cidade! Para conhecer melhor o posicionamento comercial do blog, veja este post!
2017-09-06T16:25:30+00:00

15 Comments

  1. Quéle 4 de junho de 2012 at 21:12

    Isso é tortura, essa milanesa… era maravilhosa!

  2. jair 4 de junho de 2012 at 21:17

    que milanesa é essa??? santodeus!!!

  3. Marilia Cavalheiro 4 de junho de 2012 at 21:19

    Olha, o Preferido é uma visita que vale muito a pena. Como diriam aqui no sul. é puro folclore! Baita dica!

  4. eu precisava colocar um saleiro ou celular na foto, pra dar mais noção do tamanho… eram QUATRO milanesas enormes, macias, suculentas, com queijo derretido…. muito bom! Lembrem-se de sempre perguntar se dá pra dividir a porção,BsAs sempre me surpreende com o tamanho das porções… 🙂

  5. T.Rocha 4 de junho de 2012 at 21:22

    So de olhar ,ja deu agua na boca e vontade de ir conhecer esse El Preferido. Ja passei por ele mas nao entrei, agora vou fazer isso na primeira oportunidade

  6. Oi T.Rocha!! Estava na mesma situação, passei várias vezes na frente e nunca entrei. Na primeira vez que entrei, fiquei me perguntando porque demorei tanto tempo, hehe. Abraço, e obrigado pela visita!! 🙂

  7. Carmem Silvia 17 de junho de 2012 at 21:20

    Eu fui. E comi a fabada asturiana. É imperdível

  8. Oi Carmem! Legal te ver por aqui!! Em julho quero experimentar!! Obrigado pela visita!!!

  9. Geraldo 22 de junho de 2012 at 13:17

    To contigo Marco! Comer na rua ali é ótimo, a esquina é uma delícia. E um detalhe para as milanesas que aqui são de vitelo, ao contrário das de ternera – maioria servida na cidade.

    Abraço!

  10. Débora 23 de julho de 2012 at 00:50

    Também já passei várias vezes pela frente e nunca entrei. Mas depois de ver essas fotos das milanesas, nunca mais cometo esse erro!!!!
    E adorei saber que ali em frente morou Borges.

  11. Oi Débora! Comigo aconteceu o mesmo, passei várias vezes na frente sem entrar. E quando entrei, virei fã! Abraço, e obrigado pela visita! 🙂

  12. Sarah G - From the world 29 de julho de 2012 at 03:31

    lugar maravilhoso. a fava asturiana e a tortilla de papa são otimas. tradiça e barato em palermo, coisa rara

  13. Oi Sarah! Obrigado pela visita! Estou em BsAs agora, e não vejo a hora de provar outras delicias lá no Preferido! Obrigado pelas dicas! ah, e adorei o From the world! Muito legal!! abraço!

  14. Lilian 6 de novembro de 2012 at 04:13

    Fui num domingo à tarde, voltando da Plaza Serrano, estava fechado. Senti até uma dor no coração…

  15. Lilian, você agora tem (mais) uma razão pra voltar, hehe! Abraço, e obrigado pela visita! 🙂

Leave A Comment