Projeto Aventura Porteña…. Jair Cordeiro

O Jair acompanha o blog desde o início, já é de casa… Gostei muito da Aventura Porteña dele, e tenho certeza que você vai gostar também!! Obrigado pela participação, Jair!!!! Grande abraço!

Quando visitei Buenos Aires com a Eliza, minha namorada, tive a oportunidade de conhecer um pouco melhor a cidade no ramo gastronômico, em especial os cafés, que são facilmente encontrados. Durante a semana que passamos lá, o nosso café da manhã de todos os dias foi “na rua”.

É uma experiência única! Ainda que você esteja com seus horários bem flexíveis, você acaba se sentindo parte da cidade. Enquanto os porteños originais correm prá cima e prá baixo, poder se acomodar confortavelmente em um café, tomar uma bebida quente e comer umas medialunas, é uma ideia que todos devem colocar em prática.

Antes de citar alguns cafés, vale a pena destacar a nossa hospedagem. Alugamos um apartamento ótimo (que infelizmente não está mais disponível) pela Al Sol. O custo-benefício é excelente. Pagamos U$250 por uma semana. O apartamento estava igual à foto publicada no site da empresa e tinha tudo que era necessário para neos sentirmos em casa. Ficamos em Palermo, quase em frente ao Parque Las Heras e adoramos as redondezas. Bem movimentada durante o dia, nem tanto à noite, mas muito seguro em qualquer um desses horários e com tudo o que precisávamos por perto.

Muito perto dali, na Avenida Las Heras, tomamos um café da manhã na The Coffee Store. Café com leite, 3 medialunas, um copo de suco de laranja e um de água. Tudo na porção ideal para começar bem um dia (de turista, no nosso caso). Ambiente não muito grande e bem organziado.

Muitos podem achar que é sempre a mesma coisa, mas se você for a outro estabelecimento e pedir as mesmas coisas (que é um combo bem comum por lá) verá que cada lugar tem uma particularidade. Tomamos café da manhã na Delicity (na Av Santa Fe), na La Continental (perto do Cementerio de la Recoleta) e também no Mc Donald’s (em frente ao Pq Las Heras).

O lugar que merece destaque é sem dúvidas a confeitaria Las Violetas, localizada em Almagro (na Av Rivadavia). Além da variedade de doces, que atrai a atenção até de quem não é muito fã, o ambiente também é um destaque. Quando fomos lá, resolvi mudar um pouco o pedido. Enquanto a minha namorada pediu o de sempre, eu mudei e pedi chá com leite no lugar do café com leite. Quando o garçom trouxe o nosso pedido ficamos impressionados, porque não era uma xícara de chá e sim um bule! Graças a isso, o nosso café da manhã precisou ser prolongado em alguns minutos.

Fora do horário do café da manhã, também visitamos alguns cafés em busca de algo quente (porque fomos no fim de setembro e estava realmente muito frio) e de medialunas. Fomos em uma loja Havanna (na Florida) e no Café Tortoni. Na loja, onde os alfajores são imperdíveis, nos arrependemos de termos pedido medialunas. Estavam murchas e sem sabor. Já no Tortoni, as bebidas estavam de acordo, mas o que destoou foi o péssimo atendimento. Com relação aos locais onde tomamos café da manhã só temos elogios, especialmente o Las Violetas, onde o garçom que nos atendeu viu que éramos brasileiros, conversou conosco e até nos deu uma revistinha com dicas sobre a cidade. Pena que o nosso retorno era no dia seguinte.

Obrigado pelas dicas, Jair!! Deu vontade de voltar pra BsAs hoje mesmo!!!!


Queremos a sua participação no Projeto Aventura Porteña do leitor. Seja protagonista do blog, envie um relato de sua viagem ( e fotos!!) para o nosso email: buenosairesdreams@terra.com.br Teremos o maior prazer em publicar aqui no blog!! Participe!!
2017-09-06T16:25:51+00:00

6 Comments

  1. jair 4 de março de 2011 at 03:59

    aê!! valeu!
    saudades bate forte mesmo… daqui uns meses quero atualizar esses cafés e providencirei outra aventura.

    abraço!

  2. Oba, vou ficar aguardando!!! Obrigado pela participação, ficou ótimo!!! Abração!

  3. Ligia 4 de março de 2011 at 12:27

    Marco,

    Faço coro aos seus elogios ao Jair, pela Aventura Porteña dele.

    Achei bacana ele enfatizar os cafés da manhã, pois é uma refeição legal de se fazer em Buenos Aires. As medialunas são as estrelas do cardápio matinal, como dos chás da tarde.
    Irresistíveis!
    Elas ficam pra sempre, na nossa memória visual e gustativa.

    Sem falar na memória afetiva. Aliás, acho que sua viagem ficará gravada para sempre, independente do rumo que sua vida tome, Jair.

    Falo por experiência própria, pois meus laços com BsAs se deram quando de minha primeira ida à capital portenha, ainda muito jovem, apaixonada e curtindo as descobertas desse lugar mágico com o meu namorado, e isso a gente leva pra sempre!

    Muito boa sua viagem, só digo que quando for voltar, para, como diz; atualizar os cafés, não deixe de fotografar os vitrais do Las Violetas, que são muito bonitos.
    Abraços.

  4. Oi Ligia!! Café da manhã com estas medialunas deliciosas, de férias, sem compromissos… o que pode ser melhor? hehehe! dicas muito legais do Jair!! Abração!

  5. jair 9 de março de 2011 at 21:50

    sim sim! os vitrais do Las Violetas são lindos mesmo, mas acabamos não fotografando.

    uma coisa que a gente achou legal foi uma manhã que estávamos lá, apreciando nossos cafés com medialunas, quando chegou uma pessoa e sentou numa mesa perto e começou a ler o seu jornal. uns minutos depois, outra pessoa chegou e sentou numa mesa ao lado e enquanto esperava o seu café pediu emprestado um caderno do jornal e foi, obviamente, atendido. por fim, a pessoa que chegou com o jornal terminou o seu café, foi embora e deixou lá o periódico para outros leitores…

    claro, essa ação envolveu um valor monetário simbólico, mas achamos algo muito interessante e, infelizmente, difícil de ver por aqui.

  6. Pois é Jair, são pequenos momentos como esse que dão vida à uma viagem. Eles acontecem a todo tempo, precisamos apenas prestar um pouquinho de atenção… muito legal! Abraço!!

Leave A Comment