Dicas de última hora…

Tenho um aluno com viagem marcada para esta quinta para BsAs. Deixo por aqui algumas dicas de última hora, e aguardo suas sugestões nos comentários!

Restaurantes:

Algumas sugestões simples, outras nem tanto, mas eficientes:

Broccolino: Um lugar simples, mas com ótimas massas. Gostei bastante deste restaurante. A última vez que fui lá foi no início de 2009, mas acredito que a qualidade continua, pois sempre que passo por ali o lugar está cheio. (Esmeralda 776)

El Sanjuanino: para provar as deliciosas empanadas argentinas, este é o lugar! Não é alta culinária, mas oferece ótimos produtos, e pratos deliciosos, como humitas, locro, tamales e outras delícias da cozinha autóctona argentina… (Posadas 1515)

Tealosophy : Para experimentar o melhor chá de BsAs, na região mais parisiense da cidade, a Tealosophy é o lugar. Escondida na Galeria Promenade, no coração da Recoleta, esta loja de chás é um paraíso… Vale a pena. Ah, e fica do lado do Palacio Duhau e sua exclusiva vinoteca… ( Galeria Promenade – Av. Alvear 1883)

Nectarine: Também na Recoleta, este pequeno restaurante, um pouco distante da rua, em uma pequena passagem, é um ótimo lugar para um chá ou uma taça de vinho. Caso queira deixar o seu bolso mais leve, tirando todos os “pesos”, é uma ótima dica para almoçar ou jantar. Um pouco caro, mas bem recomendado. (Vicente López 1661)

Rodi: Também na Vicente Lopez está o Rodi, um clássico do bairro. Simples, mas eficiente. Sempre movimentado, e com poucos turistas, o que pode ser um bom sinal. ( Vicente Lopez 1900)

Cumaná : Comida caseira, tipicamente argentina, em um ambiente descontraído e sempre cheio, com ótimos preços. Este é o Cumaná. ( Rodriguez Peña 1149)

Não deixe de visitar os especialistas no assunto. Para os melhores restaurantes, os Destemperados. E para os melhores bares, o In Spirits, do Geraldo Figueras e Maria Alejandra Ferrés.

Vinhos

Não sei o que é mais comum pelas ruas de Buenos Aires, cafeterias, kioskos,brasileiros ou lojas de vinho… Aqui uma seleção das minhas favoritas:

Winery: Uma das grandes redes da cidade, com ótimos rótulos e bons preços. Atendimento excelente. Lojas espalhadas pela cidade. A da Diagonal Norte é bem completa. (Av. Pte. Roque Saenz Peña 555)

Grand Cru: Visito esta loja só pelo prazer de “ver” os grandes vinhos do mundo. Durante muitos anos referência na Avenida Alvear, mudou-se para a Rodriguez Peña (Rodríguez Peña 1886 cp1014 )

La Botica del Vino: Para quem não tem como escapar de umas comprinhas na Florida, uma boa notícia: uma simpática loja de vinhos, quase na mais simpática ainda Plaza San Martin. ( Florida 971, locales 12 y 13)

Tonel Privado : Outra rede de lojas com ótima variedade e bons preços. Várias lojas pela cidade, e algumas bem centrais, como na Suipacha 299 e nas Galerias Pacifico.

Ligier : Uma das minhas favoritas, a Ligier sempre tem boas promoções. Várias sucursais pelo centro, e uma na Callao 1111, Recoleta.

Apesar da enorme quantidade de lojas de vinhos espalhadas pela cidade, a maioria das garrafas que vem conhecer o Brasil comigo são compradas no Disco da Rodriguez Peña 1430 ou da Montevideo 1037. Vários rótulos e ótimos preços. Mais dicas de supermercados aqui.

Livros

Eu adoro as lojas de livros usados na Corrientes. Sou fã mesmo. O que eu economizo no preço do livro eu gasto no excesso de peso, mas tudo bem, o que vale é a experiência. Comprei uma coleção de clássicos da literatura em edição bilingue, uma página em espanhol e outra em inglês por um peso no verão. Sim, UM peso. Vinte e cinco centavos de real por um Shakespeare. Heavens!

Mas a livraria mais linda da cidade, e talvez do mundo, é a Ateneo Grand Splendid, na Av. Santa Fé 1860. Visita obrigatória.

Turismo

A melhor dica para conhecer os principais pontos turísticos da cidade é um passeio com o Buenos Aires Bus. Você compra um passaporte válido para um ou dois dias, e pode subir e descer quantas vezes quiser neste período. Vale muito a pena para conhecer as principais atrações sem ficar subindo e descendo de táxis.

Compras

No blog da Mariana, o Buenos Aires,queridos , você encontra dicas super interessantes para compras em BsAs. Vai lá!

O site do Ricardo Freire tem todas as principais dicas da cidade, além da participação constante dos leitores! Tudo o que você precisa para se divertir em Buenos Aires está nesta página. Imperdível!

Espero que estas dicas rápidas possam ajudar!!! Divirta-se!!!

2017-09-06T16:26:25+00:00

14 Comments

  1. Marília 12 de maio de 2010 at 00:01

    quero ir no broccolinooooooo!

  2. In Spirits 12 de maio de 2010 at 14:50

    Eu realmente sugiro acompanhar o In Spirits sem falta. Posso? ehehehe

    Abraço!
    Geraldo Figueras

  3. Deve, Geraldo, deve. hehe

  4. Carlos Machado 12 de maio de 2010 at 18:11

    Marco,
    Sou um grande interessado pelos vinhos (aqui no Brasil sou presidente da ABW – Associação Brasileira de Winemakers).
    Pretendo ver (rs) degustar alguns em BsAs …
    Mas quanto a trazer ao Brasil, fico a pensar na viabilidade financeira (custos de transpostes). Você despacha no check in, leva em bagagem de mão ou usa outro meio ?
    Conhece a "Lo de Joaquin Alberdi – Vinoteca" – Jorge Luis Borges 1772 – Palermo Viejo – Buenos Aires ?
    E completando, sabe dizer se há restrições para trazermos embutidos (soube que há excelentes na "Valenti") ?
    Grato e abraço,
    Carlos Machado.

  5. Oi Carlos! Somos dois apaixonados por vinho então, e Buenos Aires é um grande playground! Eu sempre trago vinhos comigo de BsAs. Eu sempre viajo com a Gol, e pelas regras da empresa as garrafas devem ser despachadas na bagagem. veja as regras: Transporte de bebidas

    ——————————————————————————–

    Não é permitido transporte de bebidas a bordo.

    As bebidas devem ser transportadas no porão da aeronave.

    O passageiro pode levar até 5 litros, devidamente embalados, e com volume alcoólico entre 24% e 70%.

    Eu sempre tenho 06 garrafas na mala, e minha esposa mais 06. Um bom começo! E tenho a impressão que as garrafas adquiridas no freeshop podem ser levadas na bagagem de mão, mas esta informação precisa ser confirmada com a sua operadora.

    A Lo de Joaquin Alberdi é um lugar muito agradável. Na realidade o dono desta loja é também responsável pelo restaurante Cabernet ( Jorge Luis Borges, 1757)(http://www.guiaoleo.com.ar/detail.php?ID=789), que também vale a pena!!

    Em relação aos embutidos, no aeroporto encontramos placas proibindo o transporte de produtos de origem animal, mas li no blog da Constance Escobar que embalando à vácuo dá para trazer. Confesso que nunca fui a fundo para descobrir se é isso mesmo. ( http://www.praquemquisermevisitar.com/mundoafora_bagagem.asp).

    em relação ao vinho, Buenos Aires é um paraíso!

    Segue uma pequena lista de sites interessantes:

    http://argentinewines.com/
    http://www.cuisine.com.ar/
    http://www.elconocedor.com.ar/
    http://www.masterwine.com.ar/
    http://www.bacanal.com.ar/
    http://www.0800-vino.com/

    http://oglobo.globo.com/blogs/enoteca/posts/2009/04/14/lojas-de-vinhos-em-buenos-aires-imperdiveis-177196.asp

  6. Carlos, obrigado pela visita! Onde fica a sede da associação? Se der deixa o seu link aqui nos comentários, vários leitores por aqui adoram vinho, seria um prazer conhecer o seu trabalho! E me conta depois como foi a tua aventura porteña! E se precisar de outras dicas é só falar! Qualquer coisa manda um email! mawc@terra.com.br Abraço!

  7. Ah, não sei se vc já viu, mas o Geraldo Figueras, do In Spirit, fez um belíssimo post sobre a Valenti lá nos Destemperados:

    http://destemperados.blogspot.com/2010/03/valenti-europa-mais-perto-do-que-nunca.html

    Vale a pena!

  8. Carlos Machado 12 de maio de 2010 at 20:36

    Marco,
    Agora então … tenho um arsenal de informações !
    Muito Obrigado !
    Nossa associação é bem nova, e assim, ainda estamos nos estruturando.
    Agora, durante a Expovinis fizemos nossa 1ª Reunião Administrativa.
    Em homenagem ao terroir do nosso primeiro vinho elaborado dentro da identidade winemaker (primeiro do Brasil), a sede da ABW na 1ª Gestão é Bento Gonçalves/RS.
    Nosso site ainda não é uma realidade.
    Devemos incialmente ter um link no site da Miolo (responsável pelo Programa Winemaker em que nos formamos).
    Somos apenas 23 brasileiros, os primeiros winemakers da América do Sul (no conceito de winemaker amador).
    Nosso vinho é da safra 2009 (colheita em março), seu corte ocorreu em julho/2009, estagiou em barricas de carvalho francês de primeiro uso por 6 meses, e no final de janeiro foi engarrafado.
    Estamos aguardando passar o período do "mal da garrafa" (aprox. 6 meses) para lança-lo.
    O lançamento ocorrerá em diversos estados brasileiros, e levado a efeito pelos respectivos winemakers.
    O meu vinho winemaker chama-se FAUSTA (95% MERLOT e 5% Cabernet Sauvignon) e será lançado em 25 de outubro de 2010.
    Poxa … escrevi bastante (rs).
    Abraço,
    Carlos Machado.

  9. Muito legal! Gostaria muito de receber informações sobre o lançamento! E adoraria publicar aqui no blog um texto teu sobre as tuas experiências com vinhos em BsAs,impressões e dicas! Se você aceitar o convite me manda por email o texto e as fotos!

    Abraço!!

  10. Carlos Machado 12 de maio de 2010 at 23:00

    Marco,
    Vou tentar produzir algo, mas lhe adianto que não tenho qualquer habilidade com fotos.
    Quanto ao 1º vinho winemaker brasileiro, tão logo ocorra o lançamento, faço questão de lhe enviar um exemplar.
    E vou continuar te explorando (rs) …
    Entre os diversos lugares para se comprar vinhos em BsAs (fora os restaurantes), sabe me dizer se há algum em especial, onde podemos degustar alguns antes de definir uma compra ?
    No Brasil, como sabemos, é comum ocorrerem degustações dirigidas/orientadas. Será que consigo algo neste sentido ?
    Abraço,
    Carlos.

  11. Nas grandes redes, como a Winery e Ligier, é comum ter alguns vinhos para degustação. A empresa 0-800 Vino, do inglês Nigel Tollerman,oferece degustações personalizadas. A indicação desta empresa foi da Mariana, do blog Buenos Aires,queridos. Vale a pena entrar em contato com ele (deixei o link no comentário acima) e ver se tem alguma já agendada. Acredito que na maioria das lojas você encontra a possibilidade de experimentar algo. E em algumas situações você, pagando algum tipo de taxa, pode fazer degustações de vários vinhos, como por exemplo na Terroir (http://www.terroir.com.ar/home.htm). é um pouco caro (eu nunca fiz) mas tem boas indicações. Talvez o melhor a fazer neste caso é mandar um email para as lojas e perguntar sobre a possibilidade de degustação nas lojas. Espero ter ajudado, e aguardo seu texto e fotos sobre suas aventuras com vinhos em BsAs! Fico à disposição! Abraço!

  12. Thiaguito 14 de maio de 2010 at 20:42

    O Broccolino é bem legal. Me lembro que levei minha avó pra comemorar o aniversario de 80 anos dela lá na minha primeira visita a Buenos Aires. Aquele metro que passa lá embaixo e treme a mesa dá todo um charme a parte no local! hehehehe

  13. Oi Thiaguito! é verdade, nem tinha me lembrado deste detalhe! Obrigado pela visita!

Leave A Comment