Loja de vinho em Buenos Aires

Buenos Aires é um paraíso para quem, como eu, é apaixonado por vinho!! O vinho argentino é o meu favorito muito menos por meu conhecimento técnico (que é muuuito limitado) e muito mais pelas memórias emotivas, sensoriais, simbólicas… Cada vez que abro em casa um vinho argentino lembro de alguma situação vivida…. Esta é a mágica do vinho, na minha opinião, esta capacidade de evocar momentos e companhias.

O que eu não gosto no mundo do vinho é forma como algumas lojas e restaurantes tratam a bebida, transformando o vinho em algo exclusivo para aquele pequeno grupo que domina o conhecimento técnico (ou a técnica de fazer de conta que domina….) e que reconhece todas as notas sutis de aromas exóticos enquanto gira a taça com maestria e leveza…
Pois eu adoro tentar melhorar a minha sensibilidade em relação ao vinho, meu conhecimento das regiões produtoras, das técnicas, etc., mas odeio esta relação aristocrata e pedante que muitos tem com a bebida. 
O melhor vinho, de novo, na minha opinião, é aquele que proporciona as melhores memórias. Gosto de uma relação mais simples com o vinho, e me irrito um pouco com lojas muito “exclusivas”, que te fazem se sentir mal por comprar uma garrafa que custa menos de 100 dólares. 
Nesta última viagem conheci, por acaso, uma loja que reúne todos os meus pré-requisitos para uma boa experiência ao comprar vinhos: um atendimento muito simpático e atencioso, com alto conhecimento sobre o assunto e nada daquela empáfia e arrogância. Boa opção de rótulos, sem ser infinita ou muito extensa. Boa variedade de preços, com vinhos de ótima qualidade. 
A Alma Terra (lindo nome!!!) é uma vinoteca boutique que  já está no topo dos meus lugares favoritos em Buenos Aires. Adorei o ambiente da loja, em Palermo, a variedade dos produtos ( azeites, queijos, temperos…), os preços, mas, principalmente, o atendimento!!! Nota mil!!! 

Me senti totalmente à vontade na loja, provamos vinhos, conversamos sobre o assunto, recebemos dicas preciosas e saímos com algumas garrafas e um grande sorriso no rosto por finalmente ter encontrado uma loja que trata o vinho com o respeito que ele merece, mas com aquela informalidade tão necessária para fazer com que a experiência da degustação seja prazerosa, e não fria e técnica…

Experimentamos um vinho orgânico, Dona Silvina, excelente! O Malbec de verano e o rosé, muito bons! Na dúvida, levamos as duas versões ($40 pesos cada garrafa de 350ml). Ótimo vinho para o verão! Não vejo a hora de voltar lá em busca de algo mais forte para o inverno! 

Recomendo muito o lugar (os meus leitores mais antigos já sabem que esta não é uma recomendação comercial, mas  baseada na minha seleção subjetiva dos meus lugares favoritos em Buenos Aires. Conheça mais sobre o posicionamento comercial do blog neste post! ) .
Semana que vem estarei lá, para renovar um pouco a coleção! 
Alma Terra
Thames 1653 – Palermo Soho
Buenos Aires
Siga no Facebook:
maiores informações: almaterravinos@gmail.com

* Este não é um post patrocinado, e sim uma indicação espontânea de empresas que estão na minha lista de lugares favoritos na cidade! Para conhecer melhor o posicionamento comercial do blog, veja este post!

2017-09-06T16:25:29+00:00

One Comment

  1. tam 25 de julho de 2012 at 23:56

    Muchas gracias por la calida nota y destacar lo que para nosotros es importante, dar una buena atencion! Saludos desde Argentina

Leave A Comment