Aventura Porteña de hoje: Ligia Ghizi!!!

A Aventura Porteña de hoje é muito especial! Vamos conhecer as dicas da Ligia, uma presença sempre alegre aqui no blog, sempre contribuindo com lindos comentários! Eu e a Quéle tivemos o prazer de conhecê-la pessoalmente no início do ano em BsAs (em breve o post!). Nunca imaginaria que este blog seria o início de tantas amizades que quebraram a barreira virtual. É um imenso prazer publicar este post, e tenho certeza que vocês vão adorar as dicas!! Gracias, Ligia!!

Acredito na máxima que  “nada é por acaso”.
Todos os caminhos fizeram com que eu chegasse ao Buenos Aires Dreams, e tivesse o prazer de conhecer o seu autor, assim como me tornar uma leitora assídua e admiradora confessa desse blog, que é mais do que um site sobre a capital da Argentina, com dicas e informações pertinentes.
É um espaço onde se pode sentir e respirar a alma portenha, revivendo todo o encantamento que essa cidade proporciona, com os belos textos, postagens especiais, lindas e poéticas imagens de Marco Cavalheiro.

E compartilhar aqui com os amigos e amantes de BsAs é um privilégio.
Tanto o Projeto Mi Buenos Aires, como o Projeto Aventuras Porteñas, são duas belas propostas de sucesso!
E o convite para participar desse último, é tentador para quem ama essa mega cidade, porém é um grande desafio, porque depois de 19 fabulosas entrevistas de especialistas, e 7 narrativas bacanas dos leitores, fica difícil acrescentar mais alguma coisa…

Falar de Buenos Aires é fácil e difícil ao mesmo tempo!
Requer o uso constante de adjetivos, e eles serão sempre insuficientes!
Cada viagem é única!

Já estive 13 vezes nessa metrópole, e ainda assim, a cada visita, é como se fosse a primeira. E, nunca é o bastante, visto que ela tem múltiplos encantos! Possui características peculiares em cada bairro, e se apresenta em distintas feições, em cada estação do ano.
Os meus laços afetivos com ela se deram há quase quatro décadas atrás, em minha primeira viagem ao exterior, quando foi amor à primeira vista!
Era inverno, e suas manhãs geladinhas; seus cafés aconchegantes; seus aromas…sim, BsAs tem perfumes pelo ar…, seu ar cosmopolita com as pessoas elegantemente vestidas; sua bela e imponente arquitetura; sua musicalidade; suas praças e jardins, e o seu céu, absoluto e profundamente azul, me arrebataram pra sempre!
Diante do fato que hoje, o dia amanheceu com um céu azul esplendoroso, nada mais apropriado que fazer uma conexão Rio-BsAs, e tomar coragem para escrever essas linhas. Sob o olhar do Cristo Redentor no Corcovado…

Mas espera aí, que para entrar no clima, e ter inspiração, vou fazer um café, e ouvir uma música, para me enlevar. Só não sei se ouço um tango de Piazzola, Julio Sosa, Gardel, ou se, para ficar mais atual, ponho um CD de milongas: de Bajofondo, El Afronte, ou até Ricardo Arjona.

Ah, e vou pegar um alfajor para acompanhar esse café preto, forte, quente e amargo…
Pronto! Me quedo inspiradíssima, pero, por onde começar???
Tantos lugares, tantas lembranças…Mas apenas narrarei um passeio, como sugestão para um dia de céu celeste.
Pode ser na Recoleta, começando numa manhã de sol, pela Alvear, apreciando suas lindas e singulares portas de aldravas reluzentes, assim como o histórico Palácio Duhau, que caracterizam uma linda, e aristocrática Buenos Aires.

Passear por essa região é sentir o apogeu econômico da sociedade argentina de outrora.
Não é à toa que a rede hoteleira de luxo se instalou nesses antigos palacetes, e ostentam também suas belas placas douradas. Tanto quanto seu comércio sofisticado, de refinadas grifes…

Uma pausa para um café na Calle Posadas, contemplando as lindas bancas de flores, e os muitos passeadores de cachorros, tão característicos aqui. Como são educados e bem guiados, os cães dessa cidade. Dá gosto de ver…

Adiante, uma parada na delicada bombonière Vasalissa, para deliciosos chocolates, ou sorvetes

Pertinho dali, na Galeria Alvear, a finíssima casa de chá de Inés Berton (Tealosophy), um cantinho de pura delicadeza para o olfato e paladar, dos amantes dessa bebida secular. Aproveito para mais uma pausa nos jardins da Galeria…

Seguindo um pouco mais à frente, um ponto turístico obrigatório, a Praça Intendente Alvear, onde adoro tomar uma cerveja bem gelada, à sombra do lindíssimo, e frondoso gran gomero, observando a vida passar. Ou como fazem as portenhas mais descoladas, poder pegar um bronze, ali mesmo nos jardins…

Ali perto, há quem queira conhecer o Cemitério da Recoleta, por seus belíssimos jazigos.
Ainda que não seja preferência de todos, não se pode ignorar a beleza dos trabalhos artísticos desse lugar, que tal como o Père-Lachaise em Paris é bem famoso.
Tanto que numa visita, deparei-me com uma bela cena; uma estudante de belas artes (por coincidência brasileira, morando e estudando em Buenos Aires), fazendo um lindo desenho a crayon

Eis que a fome aperta, e nada melhor que um programa casado: almuerzo com cultura.
Partir para o Malba, afim de apreciar esse incrível Museu de Arte Latinoamericano, cujo projeto arquitetônico do prédio, já é uma obra de arte!

E admirar o “Abaporu”, de nossa Tarsila do Amaral.

Detalhe: tirei a foto sem flash, claro, com a luz natural, achando que não seria problema, pois não estaria danificando a tela, embora depois a funcionária, educadamente, dissesse que não era permitido, ao que eu me desculpei, mas já tinha o registro.
Perdón, Sr. Constantini!
Com as retinas saciadas, hora de agradar às papilas gustativas, com uma frugal, porém deliciosa refeição, ao ar livre, no Café des Arts, ali, bem na varanda do museu.

E o próprio restaurante tem seu projeto arquitetônico dentro do conceito de arte, como também seu chef de cozinha é um autêntico artista da gastronomia: Jean-Paul Bondoux que tive o prazer de ver, ao vir ao salão, cumprimentar os clientes.

E depois, um curto, com creme brulée de dulce de leche, apreciando a placidez da tarde…
É ou não é de apaixonar?
Depois dessa revigorante pausa, nada melhor que continuar o passeio, andando um pouco pelos arredores, desbravando o lindo bairro de Palermo Chico, através das Avenidas Figueroa Alcorta e Del Libertador, assim como as ruas adjacentes, com lindíssimos casarões. Entre eles o Museo Renault, hoje um bar-restaurante.

Ah, como rende, um lindo dia de sol e céu azul…
Poderia continuar esse passeio, de inúmeras formas, continuando pelos Jardins de Palermo, tão lindos, observando o cair da tarde, sentada num banco e apreciando a beleza local, ou indo ao El Rosedal, outro ponto do qual gosto muito.
Ou ainda, seguir para Palermo Soho, ou qualquer lugar aprazível, em que se possa “sentir” essa cidade, e ter sempre a garantia de prazer inesquecível.

Mas a noite cai, e isso é um assunto tão extenso, que teria que ser tema de outra aventura; que sempre será uma declaração de amor a Buenos Aires!
Despeço-me com um brinde, desejando grandes aventuras a todos!

Salud!

Obrigado Ligia!! Uma declaração de amor a esta cidade tão especial!! Lindo relato, cheio de dicas preciosas! Grande abraço!!

2017-09-06T16:25:41+00:00

12 Comments

  1. Quéle 18 de julho de 2011 at 22:55

    Ligia… fiquei muito feliz quando li no face que você estava no buenosairesdreams. Como sempre com uma narrativa perfeita, maravilhosa! Viajei por todos os lugares junto com as as tuas belas palavras e belas fotos. Amei o teu relato, mostra toda paixão por uma cidade que é sem dúvida nosso segundo lar. Sou brasileira de nascimento mas argentina de alma. Beijos!!!

  2. Christina 18 de julho de 2011 at 22:56

    Que delícia de viagem eu fiz ao ler esse post! Que saudades de Buenos Aires toda vez que entro nesse blog!!!

  3. Ligia 19 de julho de 2011 at 00:16

    Olá, queridos amigos; meus e de nossa Buenos Aires!

    Que honra, ter meu relato transcrito aqui no BsAs Dreams!
    Fiquei muito feliz e agradecida, por ter tido a oportunidade de passar um pouquinho, do tanto que amo essa cidade, para todos que tem a mesma paixão!

    Foi uma simples narrativa, mas escrita com muito carinho para seu Projeto, Marcos, como sugestão para um passeio, mas também como uma forma de tributo à capital portenha, que está sempre em minha memória afetiva.
    Lindas suas palavras, Quéle!
    Obrigada, e espero poder continuar a ler novas Aventuras, assim como participar com outras dicas.
    Será sempre um enorme prazer! Obrigada, Marcos.
    Beijos,
    Ligia.

  4. Ligia, a honra foi minha! Adorei o texto e as fotos, e tenho certeza que os amigos leitores concordam!! Que post! Gracias!!!!

  5. diogo 19 de julho de 2011 at 17:25

    q coisa boa apreciar um pouco da visão tão inspiradora da querida ligia sobre essa cidade q encanta a todos nós. ligia, bora fazer um blog teu, hora bolas 🙂

    bjão!!

  6. Dale, Diogo!!! Concordo plenamente contigo! Com o talento da Ligia, um blog é quase obrigatório, hehehe! Abração, sempre uma alegria te ver por aqui!

  7. Maria Regina 19 de julho de 2011 at 23:18

    Não é por nada não, mas essa minha irmã é "mil" nos comentários, fotos e dicas sobre BsAs! Estivemos em Buenos Aires, eu e meu saudoso esposo, em 2009, e ficamos também encantados e entusiasmados com a cidade. BsAs ficou registrada na memória onde a gente não quer esquecer nunca – e, se possível, voltar sempre!

    Parabéns, Ligia, pela sua fiel descrição sobre essa encantadora metrópole.

  8. Ana Dantas 21 de julho de 2011 at 17:36

    Oi pessoal…desculpe a intromissão.Todos os dias passo por aqui, porque como vocês, sou apaixonada por BsAs, e me mantenho por perto dessa cidade encantadora. Lendo e vendo o texto da Ligia, relembrei-me desse encanto e tornei a me apaixonar.O melhoré que estarei terça feira próxima andando por tantos lugares lindos novamente!beijos a todos

  9. Oi Ana!!! A "intromissão" dos leitores é a razão de ser deste blog! Sem ela nada aqui teria graça,hehehe! Lindo o texto da Ligia, né? Dá vontade de voltar pra lá hoje mesmo!! Fico feliz que você gostou, e mais feliz ainda que estará passeando por lá em breve!! Lembra do blog e manda depois a TUA Aventura Porteña!!! Adoraria publicar o teu relato por aqui, e inspirar outros viajantes a conhecer esta cidade tão linda!! Obrigado pela visita, boa viagem e manda notícias!! Abraço!!

  10. Ligia 25 de julho de 2011 at 13:40

    Caro Marco,

    Voltando aqui, para dizer que fiquei tão feliz, com a publicação do meu post, que divulguei para toda a minha rede de amigos e familiares, e esses retornaram através de elogios, telefonemas e emails. Acabei por fazer uma propaganda estupenda do Buenos Aires Dreams! (risos)

    E entre os comentários positivos recebidos sobre o assunto, hoje chegou uma mensagem, de uma amiga argentina (de minha irmã), que vem a ser a mãe do canoista e medalhista Sebastián Cuattrin (argentino naturalizado brasileiro).
    O nome dela é Silvia Cuattrin, uma pessoa que também ama o Brasil, e fiquei muito feliz, com suas palavras, em especial por ter divulgado o Blog entre os compatriotas dela…

    Por isso resolvi dividir esse prazer com você e seus leitores, Marco, colocando aqui, os comentários que ela enviou a mim, e aos hermanos argentinos, com muita simpatia, e divulgando o Buenos Aires Dreams.

    Parabéns por seu trabalho, de divulgar as maravilhas da capital porteña, e que nós possamos continuar compartilhando desse amor incondicional.
    Abraços!

    "Ligia,
    Buen dia…
    Disculpame por no haberte felicitado directamente por el excelente trabajo sobre mi Buenos Aires querido. Lo hice por medio de Eunice.
    No pude resistir y se los envié a todos mis amigos argentinos, para que sepan cómo esta "hermana brasilera" siente nuestra tierra.
    La redacción y las fotos, preciosos. Ah…y tú, chiquérrima !!!!
    Mis felicitaciones y mis agradecimientos
    Bjksssssss
    Silvia

    Queridas/os:
    Estoy enviando un trabajo primoroso que hizo la hermana de una amiga mia, brasilera 100%, que vive en Rio de Janeiro, y que fue a pasear a Buenos Aires.

    Ella se llama LIGIA GHIZI.
    (link do blog)
    Realmente lindooooo.
    Un beso grande a todos
    Silvia."

  11. Anônimo 26 de julho de 2011 at 01:07

    Fiquei emocionada com o relato da Ligia,assim como ela conheço Buenos Aires há 25 anos, tambem foi minha primeira viagem internacional, e amor à primeira vista, eu nunca mais esqueci os cheiros da cidade, a parrilla na hora do almoço, o cheirinho de cafe que sai das confeitarias e o seu charme europeu. Às vezes me pego achando que sou louca de tanto que gosto dessa cidade, mas quando vejo que ha muitos como eu, penso que somos apenas enamorados da "Reina del Plata".
    Marcos adoro o seu blog e as suas fotos.

  12. Oi!! Obrigado!! lindo comentario! Quem sabe transforma ele em post?! Obrigado pela visita!!!!

Leave A Comment