Vuelvo al Sur

Viagem agendada! Semana que vem partimos para duas semanas no Querido! Duas semanas de Aventuras Porteñas, para lembrar e esquecer várias coisas, revisitar lugares, rever amigos, conhecer novos lugares, fazer novos amigos… Buenos Aires é um grito ensurdecedor nos corredores mais distantes do meu pensamento diário, uma paisagem bucólica nas entranhas dos meus pensamentos mais perturbadores, um oásis de novidades no mar diário dos clichès… Caminhar em Buenos Aires e ver a cidade através de uma lente, registrar frações de segundos de luz refletida em história que permanece séculos na retina ainda anestesiada por tanta beleza, tentar encontrar uma sombra do que quero ser… Rever, repensar, refletir… Fugir da insana rotina que lentamente desfaz sonhos, criar uma nova rotina que lentamente produz otimismos… Praticar uma viagem maior que está no horizonte, lembrar que o tempo e espaço são meras ilusões que criamos para invalidar nossas vontades, sentir toda a intensidade de um lugar mágico. Mais uma visita à minha cidade querida. Mais um pequeno passeio pelos labirintos loucos de um território ainda pouco explorado por pés que desejam conhecer tudo, amparados por um cérebro que insiste em não admitir a possibilidade de que a felicidade não seja uma mera desculpa dos fracos, mas sim um ponto no horizonte que sorri um sorriso possível, embora irônico…

2017-09-06T16:25:53+00:00

21 Comments

  1. Marcie 18 de janeiro de 2011 at 11:56

    Boa viagem!!! ( será se dá pra levar um pedacinho de mim para matar saudades do Sur?!?!?)

  2. Oi Marcie!! Obrigado!! A saudade é sempre forte, né? Estou acompanhando as entrevistas no teu blog e tá dando uma saudade enorme de NY…. Abração!

  3. Marcie 18 de janeiro de 2011 at 13:58

    Você não quer aproveitar pra matar essa saudade em abril???

  4. Que tentação!!! Adoraria, mas neste ano estamos planejando uma viagem maior, para um lugar très intéressant, então não vai dar… Mas vou acompanhar o encontro pelo seu blog!! Quem sabe o próximo… 🙂 Abração!

  5. Ligia 19 de janeiro de 2011 at 11:40

    Caríssimo Marco,
    Foi preciso passar um ano! (literalmente de 2010 pra cá…risos), para eu ter o prazer de voltar aqui.

    Não por falta de interesse, e sim, por carência absurda de tempo! Ufa, que mal o ano virou e continuo mais atolada que prato mineiro…

    Mas como nada é por acaso, ao entrar ontem no blog do Geraldo, vi seu comentário, dizendo que iria para o paraíso, ops, Buenos Aires!

    Uau! Que grande coincidência! Não é que também estou de partida, para aquele, que sempre foi o meu destino preferido, pra ser feliz?
    Buenos Aires, dos meus sonhos e amor incondicional, por um lugar!

    Estou indo dessa vez, à convite de uma amiga, e vou passar poucos dias, mas que coincidirá com o seu período por lá. Quem sabe, marcamos aquele encontro, pra uma prosa, um café, uma cerveja, ou um bom vinho, para celebrarmos o amor que todos temos pela capital portenha, e selarmos uma bela amizade?

    Adoraria estar com você e a Quéle! Passe um email para mim, para ver se conseguimos afinar as agendas…

    Ah…e quanto ao seu texto nesse post: uma poesia, uma ode a essa cidade, que também amo demais!

    E que foto, Marco!
    Abraços!

  6. Oi Ligia!!! Que ótima notícia!!! Com certeza vamos marcar um bom café/vinho/cerveja (talvez não nessa ordem, hehe). Te mando um email sim!! A viagem que já tinha tudo para ser ótima, agora parece que será espetacular!! Grande abraço, e hasta luego!!

  7. Quéle 19 de janeiro de 2011 at 13:36

    Ligia!!!

    Que maravilha… vamos nos encontrar certo!!!

    Beijos.

  8. jair 20 de janeiro de 2011 at 01:09

    bah, que beleza! =D aproveite. e avise por lá que até julho eu apareço ^^

    saludos!

  9. Vanessa Valverde 20 de janeiro de 2011 at 01:37

    Oi Marco, estou indo pra BsAs dia 3 de fevereiro. Gostaria de saber qual é a melhor forma de ir do aero de Ezeiza para Palermo. Obrigaada!

  10. Oi Jair!!! Valeu! Ah,Buenos Aires em julho… que delícia!! Prefiro muito mais a cidade no inverno!! Muito bom!!! Grande abraço!

  11. Oi Vanessa, obrigado pela visita!! Eu sempre uso o serviço do Taxi Ezeiza (http://www.taxiezeiza.com.ar). Você encontra o balcão de atendimento logo na saida do desembarque. Você até pode conseguir melhores preços com taxis independentes na saida do aeroporto, mas o serviço do Taxi Ezeiza sempre foi bastante satisfatório. Existe ainda a opção de usar transporte da Manuel Tienda Leon (http://www.tiendaleon.com.ar/home/home.asp), eu nunca usei mas sempre li ótimas recomendações!

    Boa viagem!!! Aproveita, e depois manda um relato da sua Aventura Porteña pra gente publicar!!

    (http://buenosairesdreams.blogspot.com/search/label/projeto%20Aventuras%20Porte%C3%B1as)

  12. Marina Maria 20 de janeiro de 2011 at 22:14

    Oi Marco, tudo bem? Primeiro, gostei muito do seu blog! Queria ver se vc pode me ajudar numa coisa. Em março farei minha primeira visita à Buenos Aires, e gostaria muito de ficar no Querido. Como sei que ele é o seu hotel favorito lá, me conte: a localização é legal? Estou um pouco preocupada porque muitas pessoas me disseram que é melhor se hospedar no centro, para ficar perto e acessível aos lugares que normalmente se vai na primeira vez. Mas estou achando os hotéis do centro tão… sem graça. Enfim, a pergunta: a localização do Querido é mesmo mais distante? Pra uma primeira vez na cidade, vai ser um problema?

    Te agradeço demais se puder me ajudar!!

    Abraços

    Marina

  13. Oi Marina!! Obrigado pela visita! Puxa vida, que tarefa difícil te aconselhar… Por um lado eu entendo que em uma primeira visita o centro pode ser interessante por estar perto de todas as atrações turisticas, mas por outro lado, acho o centro tão sem graça… Sinceramente, nos primeiros anos que fui a BsAs fiquei no centro, e hoje não ficaria lá nem de graça. Ok, de graça sim, mas pagando não, hehe.

    Uma das caracteristicas interessantes de BsAs, se comparar com a minha realidade (Porto Alegre), é que táxis são muuuito baratos. Então a questão de localização fica bastante subjetiva e flexível. Outra é o sistema de metrô que serve bem a cidade. Tem uma estação bem pertinho do Querido.

    O local onde você fica é extremamente subjetivo, e qualquer conselho que eu possa te dar seria chute, pois não te conheço! Não sei se você prefere passar o dia todo na rua e só dormir no hotel, se prefere passar o dia todo no hotel e só sair de noite, se gosta de tomar café da manhã no hotel ou na rua… São vários os detalhes que mudam totalmente a experiência…

    Eu me apaixonei pela Villa Crespo, um bairro calmo, com cara de bairro, com vários lugares simpáticos, pertinho de Palermo… É distante do centro, mas isso se resolve com táxi ou metrô. O atendimento da Mariana e do Ali é impecável, o hotel é novo e confortável, o café da manhã é excelente… Mas é um bairro, e muitas vezes o turista de primeira viagem quer o movimento louco e caótico do centro barulhento…

    Muito difícil aconselhar. A localização do Querido é mais distante do que os hotéis pra turista do centro sim. Eu considero isso um dos grandes atrativos do hotel. Eu diria que a localização não seria um problema não.

    Mas é difícl ter uma resposta definitiva… Desculpe!! Sei que devo ter te confundido mais do que ajudado…

    Vou pensar em outros argumentos… E, por enquanto, amigos leitores, qual sua opinião?

    Abraço!!

  14. Marina Maria 21 de janeiro de 2011 at 02:38

    Oi Marco!

    Obrigada por essa resposta super atenciosa! Você não confundiu não, ajudou porque confirmou o que já estava pensando – que o esquema do Querido é outro, uma bairro mais tranquilo, residencial, fora da coisa caótica do Centro.
    Queria que houvesse uma forma de ter as duas coisas.

    Eu sou uma turista curte viver a vida da cidade, ir além de visitar pontos turísticos e fazer compras. Claro que não vou deixar de fazer as coisas tradicionais, mas não quero me resumir a isso.

    Minha preocupação com relação à transporte é porque ouvi muitas pessoas dizendo que os táxis nem sempre são seguros, que as ruas nos bairros à noite são escuras e por isso podem ser perigosas, então que seria melhor ficar no movimentado centro.

    Por outro lado, o que amei na proposta do Querido (eu e minha amiga que vai comigo, ela tá apaixonada pelo Querido, quer ficar lá e ponto…rs) é o fato dele não ser só mais um grande hotel com serviço padrão e impessoal. É ser uma forma de estender a experiência com a cidade, numa esquema um pouco como te disse acima… Algo como os albergues, que oferecem essa coisa mais "social", mais próxima de quem se hospeda lá.

    Meu receio mesmo é só essa questão da segurança/deslocamento. Cheguei a pensar até em ficar 3 noites hospedada no centro e 3 no Querido!!! Seria loucura??? rsrs

    Abraço!

  15. Oi Marina! Buenos Aires é uma metrópole, e como toda metrópole no mundo a violência existe. Agora, eu me sinto MUITO mais seguro em BsAs do que em Porto Alegre, por exemplo. Em relação aos táxis, existem problemas pontuais, que não podem ser considerados a regra. Evite dar notas de 50 ou 100 pesos no táxi, se acostume a sempre levar dinheiro trocado ( é difícil uma corrida sair mais do que 30 pesos…). Se acostume a levar troco para o táxi e você reduz em 93 por cento as chances de ter problemas. Geralmente em táxi o problema é com notas falsas. Eu particularmente uso táxis de forma intensa nos últimos 6 ou 7 anos e nunca tive problemas com violência, notas falsas, etc. Mas, como disse antes, em QUALQUER grande cidade problemas acontecem.

    A questão da segurança é muito relativa. Eu teria muito mais receio de andar à noite nas ruas do centro do que nos bairros. As pessoas sempre vão dizer muitas coisas, exageros sempre aparecem, e muitas vezes os comentários nos blogs sobre pessoas assaltadas ou que tiveram problemas são mais comuns porque as pessoas são assim. Para reclamar sempre existe motivação maior do que para elogiar. O que eu te garanto é que moramos em um país muito mais violento do que BsAs. Use seu instinto, o mesmo que você usa na sua cidade, e fique atenta. O que gera problemas é justamente o fato de que por acharmos que estamos em uma cidade muito segura, esquecemos dos pequenos cuidados básicos de segurança.

    O principal fator para uma viagem tranquila é você estar confortável com suas decisões. Se você acha que será mais adequado ficar no Centro, siga sua intuição.

    Eu, na sua situação, ficaria um tempo maior no centro, mas tentaria passar pelo menos uma noite no Querido. Assim você conhece um pouco dos dois estilos de hospedagem, e se prepara melhor para sua próxima viagem!!

    Mas eu entendo perfeitamente o dilema. Estou planejando uma viagem para uma grande cidade, que nunca visitei e não falo o idioma, e a vontade é mesmo de ficar em uma área central. Fico com receio de ficar em bairros mais afastados. É normal. Mas com certeza, quando nos damos conta que o receio é bobo, e na nossa própria cidade natal provavelmente não queremos morar no centro, preferimos os bairros, então a coisa fica mais tranquila!

    Aproveite sua viagem!!!! E conta pra nós como foi! Grande abraço, e fico à disposição!

  16. Ligia 21 de janeiro de 2011 at 20:06

    Hola, Marco, que tal?

    Esse cumprimento já é pra ir entrando no clima…rsrsrsrs.

    Adorei o seu "coaching" para a Marina! Perfeito!
    Por aí, já se percebe que estamos no blog certo, com a pessoa certa, para nos dar uma aula magna, sobre Buenos Aires, e todo tipo de informação útil e experiências bem sucedidas, no tocante àquela cidade!

    É isso mesmo que você expôs tão bem: adequar as necessidades; ao perfil do viajante, expectativas de lazer, conforto e segurança, bom senso, e feeling, na hora das escolhas. E com a ajudinha primordial, de quem já é mais descolado…

    Quéle, que bom que também gostou da idéia de nos encontrarmos! Já falei pra minha amiga, com quem estou indo, e fiz o maior "marketing" de vocês! rsrsrs

    Marco, peço que me mande um email, para que eu possa dizer, como está a minha programação, em termos de horários, compromissos já agendados, para vermos quando e onde poderíamos nos encontrar, ok? Vou ficar só poucos dias, então é preciso combinarmos direitinho…Não quero perder a chance desse café/vinho/cerveja/suco e, principalmente, um dedo de prosa! rsrs

    Ótima viagem, pra vocês e para todos os felizes viajantes cujo destino seja a capital portenha.
    Como eu comentei com a Alexandra, dos Destemperadinhos, nem "todos os caminhos levam à Roma", e sim, a Buenos Aires! Pelo menos pra mim, prefiro essa frase e destino…rsrsrs.
    Abração!

  17. Vanessa Valverde 21 de janeiro de 2011 at 21:49

    Marco, muito obrigada pela atenção, mas eu ainda tenho que ver se tem algum transfer para Palermo, eu realmente estou achando caro pagar sozinha um táxi e ainda tenho medo de ser enrolada. hehe Mas to achando que vai ser a única opção. Você pode dizer se Ezeiza é mais longe do centro ou de Palermo?

    Eu passarei um mês em Baires e ficarei em um apartamento em Palermo Holywood. Queria falar pra Marina o que eu penso.. hehe Marina, eu estou indo pela primeira vez e logo no começo pensei em ficar no Centro, mas o que estou escutando é que vale muito a pena ficar em um desses bairros de Buenos Aires, que são super aconchegantes e dá pra você visitar perfeitamnete os pontos turísticos. Tudo é uma questão de querer conhecer a cidade. Eu, pelo menos, quero sair andando pela cidade sem rumo, conhecendo cada lugarzinho, sabe? E do mesmo jeito, você pode pegar metrô por lá, que corta a cidade toda, além de ser suuper barato. Realmente, depende do que você prefere fazer, se é estar mais perto dos pontos turisticos ou conhecer mais a cidade, por estar em outro lugar diferente do centro (você vai acabar indo muito no centro).

    Marco, fiz um blog pra contar minhas aventuras porteñas, por enquanto, estou escrevendo sobre temas gerais, mas vou contando as coisas sobre a viagem por lá. dá uma olhada: http://www.doceguia.blogspot.com 😉

    Muito obrigada novamente!

  18. Oi Ligia!!! Te mando logo um email!! Eu sempre sinto uma grande alegria em poder compartilhar algumas dicas, o meu maior objetivo com o blog é ter um diálogo, e não um monólogo, hehe. Fico feliz em poder ajudar, mas sempre preocupado com a responsabilidade! Com certeza vamos combinar algo!!!! Abraço!

  19. oi Vanessa!! Que legal, mais um blog com BsAs!!! Não vejo a hora de ver teus posts!!

    O aeroporto de Ezeiza fica mais longe de Palermo do que do Centro.

    Uma das coisas que mais me atraem no Taxi Ezeiza é que você paga com antecedência, já ganha um recibo na hora, os motoristas são uniformizados, os carros em boa condição, sempre uso! Você dá o endereço no guichê,o preço já é definido antes da corrida e você ganha um recibo! Chance mínima para problemas! Mas dá uma olhada nas outras opções. e dá um pulinho lá no Viaje na Viagem, tem um tópico sobre isso com vários comentátios que podem te ajudar!

    http://www.viajenaviagem.com/2009/10/chegando-em-buenos-aires-transfer-e-dinheiro/

    Boa sorte com a sua experiência, e espero acompanhar um pouquinho dela no seu blog!!

    Mantenha contato!!

  20. Marina Maria 22 de janeiro de 2011 at 14:47

    Marco,

    Obrigada novamente pela resposta carinhosa e atenciosa. Você falou uma palavra que me bateu na hora: intuição. Desde o início da longa procura por hotéis, nenhum me "bateu" como o Querido. Então eu e minha amiga resolvemos apostar nesse feeling e já reservamos lá mesmo!! Também refleti sobre minha experiência de hospedagem na Europa, e lembrei de vários países onde não ficamos no centro e foi super tranquilo; era metrô e andança para todoso os lados mesmo… E é isso que te faz viver a vida da cidade. Em Barcelona, por exemplo, fiquei na Ramblas, super reduto turístico, e como foram poucos dias, sinto que não consegui "viver" mesmo a cidade, sabe? Queria ter me espalhado mais.

    Agora é só torcer pra março chegar logo!! Depois passo aqui para contar como foi.

    ah! E Vanessa, obrigada pela resposta também, tá?

    Abração

  21. Oi Marina!! Tenho certeza que você vai adorar o Querido. Você chega hóspede e sai amiga!! Fico feliz em poder ter ajudado um pouquinho. Segue lendo os blogs para pegar mais dicas, principalmente o da Mariana, proprietária do Querido: http://myvillacrespo.com/

    E estou à tua disposição! Qualquer coisa entra em contato! Fico torcendo para que tua viagem à BsAs se torne um lindo relato no nosso projeto Aventura Porteña!!

    Abraço!

Leave A Comment