Vinhos e Buenos Aires

Gosto muito da proposta do blog Vinhos Sem Mistério, do Gabriel Costa. Um blog onde o vinho é tratado da forma que eu considero ideal, com respeito à experiência, e sem muita intelectualização dos sentimentos. Convidei o Gabriel para escrever um pouco sobre Vinhos e Buenos Aires aqui para o blog! Obrigado por aceitar o convite, Gabriel!!! Ótimo texto!

Vinho e Buenos Aires
Rolhas Argentinas – foto Gabriel Costa
Fiquei muito feliz com o convite do Marco Cavalheiro aqui deste blog para escrever um texto sobre vinhos e Buenos Aires. Tenho um blog específico sobre vinhos, O Vinhos Sem Mistério (www.vinhossemmisterio.blogspot.com), onde a proposta sempre foi escrever sobre vinho de forma despojada, de fácil leitura.
Escrever sobre Buenos Aires é, da mesma forma, maravilhoso! Sou apaixonado pela cidade. É um pedaço da Europa em plena América do Sul. O romantismo da cidade é encantador. Quem já teve a oportunidade de ir mais de uma vez para lá, sabe o quanto é surpreendente visitar os lugares ditos como “não turísticos”. O turismo tradicional já é ótimo, mas é justamente visitando os lugares mais inexplorados que nos apaixonamos pela cidade.
Tratando de vinhos, o país já é referência. A Argentina há muito tempo é uma reconhecida produtora de bons vinhos. Mesmo assim, devo confessar que demorei um pouco para começar a apreciar vinhos Argentinos. Na realidade, ainda não são todos que bebo que gosto. Mas ao longo dos últimos tempos, tive grandes, e surpreendentes, experiências. Escrevi algumas delas já no meu blog, e destaco minha preferência pelos vinhos de duas bodegas em específico: Catena Zapata e Luigi Bosca. São duas fantásticas vinículas. Marcas reconhecidas e que merecem a sua fama.
Mas, assim como no turismo, gosto de experimentar vinhos que não são tão reconhecidos e famosos, onde algumas vinículas Argentinas também me surpreenderam muito bem, como: Alto Las Hormigas, Pulenta e Alfredo Roca. Vinhos indicados por amigos, dos quais alguns já tive o privilégio de degustar em ótimos, e charmosos, restaurantes da Recoleta ou San Telmo. 
 
Entre os vinhos que considero “Top da Argentina” e os vinhos que descobri “sem querer”, ainda tenho uma grande lista de vinhos que devam ser provados ao longo de uma vida, para que assim possamos ter a noção exata da capacidade do país de produzir bons vinhos. Não são, necessariamente, vinhos que eu tenha tido ótimas experiências, mas ainda assim destaco a importância de conhecer estas vinículas deste charmoso país. São elas: Doña Paula, Etchart, Finca Flichman, Los Haroldos, Nieto Senetiner, NQN, Septima e Viña Maipu. 
 
Como já diz no nome, os bons ares de Buenos Aires são ótimos para se degustar bons vinhos. Seja no frio ou no calor, a cidade é sempre ótima para se passear, relaxar, aprender, e é claro, beber vinhos! Chegue lá e peça com orgulho um vinho nacional. Explore Buenos Aires! Tenho certeza de que bons vinhos não faltarão no seu leque de opções turísticas!
Obrigado, Gabriel! É sempre bom ver o esforço de desmistificação do vinho! Precisamos de mais sensações, e menos discurso, neste mundo fascinante do vinho!!
2017-09-06T16:25:55+00:00

Leave A Comment