Insegurança em Buenos Aires

Este é um assunto sempre polêmico. Volta e meia leio em algum blog um relato de algum leitor que foi vítima de batedores de carteira em Buenos Aires e sai espalhando pânico pela web dizendo que Buenos Aires está perigosa.

E está?

Neste domingo a Zero Hora publicou um artigo sobre o aumento da violência contra turistas brasileiros em BsAs. ( leia aqui )

O alto número de ocorrências pode assustar um pouco, mas lendo nas entrelinhas, noto sempre o mesmo cenário:

turistas desavisados e descuidados que tem suas carteiras ou bolsas furtadas em lugares com grande concentração de pessoas, ou deixam as sacolas e bolsas nas cadeiras de bares e cafés e não cuidam delas.

Buenos Aires é uma cidade imensa. O enorme fluxo de turistas é um prato cheio para este tipo de crime, e infelizmente a desantenção é o principal fator.

Existem alguns golpes clássicos contra turistas desavisados em BsAs. Na última viagem eu inclusive “salvei” duas turistas inglesas que estavam prestes a cair no golpe da “sujeira de pombas”. Mulheres ou meninas, na maior parte das vezes, te dizem que sua camisa está suja, e se oferecem para limpar. Enquanto uma limpa, a outra sorrateiramente leva sua câmera, bolsa ou carteira.

A realidade é que Buenos Aires não é uma cidade perigosa, na minha opinião. O que existe é o tipo de crime comum em toda grande cidade, o furto de bolsas e carteiras. Casos de violência física e assaltos à mão armada ainda não são comuns em BsAs (pelo menos se compararmos ao Brasil). Eu não lembro de ter lido sobre assaltos a banco com submetralhadoras, invasões de gangues em hotéis, sequestros relâmpago e arrastões…

Eu me sinto muito mais seguro em BsAs do que em Porto Alegre, por exemplo. Ainda não tenho receio de caminhar à noite em BsAs. Claro que evito àreas desertas, e sempre que possível uso táxis. Mas não tenho problema algum de sair de algum restaurante às 11:30 e caminhar algumas quadras, por exemplo. Em Porto Alegre evito este tipo de situação ao máximo.

Mas é claro,precisamos estar SEMPRE atentos. O problema é que pensamos que em BsAs encontraremos uma pequena Finlândia, um local sem nenhum tipo de criminalidade…

Eu não tenho medo de usar minha câmera em BsAs. Mas não fico desatento. Pelo contrário. A Quéle sempre que possível fica de olho enquanto eu me perco nas paisagens lindas da cidade, dia ou noite. E caso algo fora do comum aconteça, temos nossos códigos de segurança… Código azul! atenção. Código amarelo, guarde a câmera. Código vermelho? uma mistura de Chuck Norris e maratonista… Coragem para correr o mais rápido possível, hehe.

A minha dica: tenha em BsAs o mesmo cuidado com seus pertences que você teria no centro de Porto Alegre, São Paulo ou Rio. Não se descuide da sua bolsa e carteira.  Cuidado ao tirar fotos, fique atento à movimentações e pessoas estranhas. Nunca troque seu dinheiro em lugares desconhecidos ( pessoas que oferecem este serviço na Florida, por exemplo). Evite levar grandes somas de dinheiro com você, use o cofre do hotel sempre que possível, e sempre tenha cópias dos documentos. Nós brasileiros somos especialistas em driblar situações de risco. Assim que desembarcar em Ezeiza ou no Aeroparque, desligue seu stress e rotina, mas não sua atenção e instinto…

A cidade é bastante segura para quem segue as regras básicas de segurança. Mas se ficamos desatentos, podemos sofrer este tipo de furto em qualquer lugar do mundo, e BsAs não será exceção.

.

2017-09-06T16:26:04+00:00

20 Comments

  1. Clarice 18 de outubro de 2010 at 17:47

    Oi, Marco.

    Concordo plenamente com tudo o que vc disse. Moro no Rio e a sensação de segurança em BsAs é muito maior! Os próprios portenhos te fazem sentir mais tranquilo, aconselham a tomar os cuidados básicos, que devemos ter vem qualquer lugar do mundo, mas quando descrevem os riscos aos quais turistas estão expostos por lá, percebemos que aqui, turistas ou não, vivemos muito mais expostos. A violência a qual estamos acostumados por aqui não se vê por lá com a mesma frequência.

    Não tive medo de andar pela cidade à noite, até porque, BsAs e vida noturna são praticamente sinônimos… As ruas estão sempre movimentadas.

    Só um episódio curioso, que não exclui nada do que dissemos até aqui, por ter sido um fato isolado: ano passado, entre o Natal e o Ano Novo, enquanto estava por lá, um quarteirão inteiro do Centro precisou ser interditado, por volta das 20h, porque a polícia achou uma bomba dentro de uma agência do Santander (não lembro em qual rua, uma pena, mas o episódio nos chamou a atenção porque tínhamos passado justamente em frente à agência naquele dia pela manhã).

    Enfim, problemas existirão em todo lugar, certo?

    Abraço, Clarice

  2. Oi Clarice! Pois é, infelizmente não estamos toalmente a salvos em lugar algum! Eu entendo totalmente a frustração e raiva que uma situação de furtos em outro país pode gerar. O que me deixa um pouco triste ( e irritado) é a onda de comentários alarmistas que encontro pelos blogs, sugerindo que os turistas brasileiros estão em grande risco em BsAs! a grande maioria dos furtos acontece na Florida e no Caminito, justamente onde existe grande concentração de turistas… Mas como você também frisou, devemos ter cuidados básicos em qualquer lugar do mundo!! Com bastante cuidado e atenção reduzimos bastante a chance de problemas!! E que bom que a bomba foi só um susto! Abraço!!!

  3. Gisele Teixeira 19 de outubro de 2010 at 03:51

    Marco, nao conhecia esse golpe das pombas e achei no final até engracado. Valeu o toque!
    Gisele

  4. Oi Gisele! Pois é, um golpe inocente, e que acaba dando certo justamente por explorar a inocência das pessoas. Lembro que uma das inglesas ainda ficou chocada e dizendo que a menina só queria ajudar… Abraço!!!

  5. Anônimo 22 de outubro de 2010 at 12:47

    Marco, estou amando suas dicas. Está me passando muita seguraça. Vc tem razão, quem passeia no Rio, pode muito bem passaear em Bs As que é muito menos violenta. É só ficar esperto. O problema é que quando estamos a passeio ficamos tão felizes e distraidos que esquecemos de alguns cuidados. Vou com meu marido e minha filha de 15 anos passar 1 semana em Bs As. Queremos alugar um ap na recoleta pelo bytargentina. Vc conhece alguém que já alugou? E se posito, gostaram?

  6. Oi Alexandra! Fico feliz que você está gostando do blog!! Eu já ouvi vários elogios sobre esta empresa, e inclusive estou pensando em alugar um apto com eles!! Dá uma olhada no relato da experiência que a Carla Portilho, do Idas e Vindas, teve com eles:

    http://www.idasevindas.com.br/tag/aluguel-de-apartamentos/

    Espero te ver por aqui novamente, e depois conta como foi a tua experiência por lá!!

    Abraço!

  7. Anônimo 22 de outubro de 2010 at 15:54

    Anotado Marco, vou "futicar" lá no Idas e Vindas. Vamos em dezembro. Quando voltar conto tudo aqui, mas, ainda vou fazer umas perguntinhas…
    A foto de Puerto é tudo, é "Dreams". Valeu.
    Alexandra.

  8. Legal, Alexandra!! Estou à tua disposição! Espero poder ajudar! Abraço, e bom planejamento! (é muito bom planejar a viagem, né? Gosto tanto que até criei um blog, hehehe)

  9. berna 23 de outubro de 2010 at 01:15

    Concordo com tudo que voce escreveu, andei discordando em alguns blogs sobre o aumento da violencia em BsAs, do mesmo jeito que você acho que a cidade é segura , só temos de ter cuidados básicos . Fui a BSAs pela primeira vez em 1982, e vi na Florida um batedor de carteira cortar a calça de um homem e roubá-lo. Como voce vê não é nada novo, apenas aumentou o numero de brasileiros pela cidade e os relatos as vezes um tanto quanto exagerados e fantasiosos. Porque como dizem por aí, vamos combinar de quem mora no Brasil não pode ficar asustado com a suposta violência em BsAs.

  10. Oi Berna! Legal saber que eu não sou o único a pensar assim! É uma relação lógica muito simples. Se o número de turistas brasileiros em BsAs está crescendo em números espantosos e batendo recordes a cada dia, naturalmente o número de brasileiros com problemas também crescerá! Sabe o que mais me deixa triste? Saber que por trás destes relatos exagerados na web existe uma certa xenofobia… Esses dias li um relato de uma pessoa que teve sua carteira furtada em BsAs dizendo que a Argentina não é segura para brasileiros e que existe uma rede de assaltantes especializadas em turistas brasileiros. Nos mesmos comentários várias pessoas diziam que já estavam com medo de ir, e depois daquele comentário iriam cancelar a viagem… O preconceito contra argentinos em alguns casos, além de ridículo, é quase criminoso. Pois brasileiros são assaltados todos os dias nas grandes metrópoles mundiais, meu tio foi assaltado em Barcelona, tenho amigos que foram assaltados em Paris, mas ninguém fala nada… Grande abraço, e obrigado por compartilhar com a gente tua opinião!

  11. Ivan 2 de janeiro de 2011 at 01:48

    Marcos, obrigdo pelas dicas.Moro em Santa Teresa, bairro turístico do Rj e estarei indo para BAs nesse mês, confesso que já estava assuaado com os relatos lidos, mas como ficar com medo se moro no RJ? Parece piada!!! Realmente não podemos atentar para a beleza arquitetônica e esquecer da nossa segurança…
    Indico a todos a mesma coisa que uso aqui no Rj, pochetes que usamos dentro da bermuda…rs
    Um abraço e parabéns pelo blog!

  12. Oi Ivan!! Obrigado pela visita e pela dica! Buenos Aires é relativamente segura se a gente não baixar a guarda! É só se comportar como se estivéssemos no centro do Rio, SP, Porto Alegre, etc… Grande abraço, e conta pra gente como foi tua viagem!!!

  13. Célia 8 de janeiro de 2011 at 23:01

    Valeu pelas dicas… talvez eu vá a BsAs… só está dependendo de reserva do hotel pelo pacote turistico. Confesso que penso em desistir porque irei sozinha, apesar de eu falar espanhol e ter aparencia de argentina do norte…rsrsr. Mas se eu for, ficarei na região da Corrientes com Carlos Pellgrini, vou sair durante o dia…

  14. Oi Célia!! Espero que você consiga conhecer esta cidade maravilhosa!!! Vai sem medo, tomando os cuidados que você tomaria para conhecer qualquer grande cidade no mundo!! Algumas dicas para evitar problemas: não troque o seu dinheiro com doleiros na rua. Tente, na medida do possível, pegar radio táxis ( peça para seu hotel chamar o táxi, e faça o mesmo nos restaurantes). Nunca use notas grandes para pagar o táxi, tente pagar o valor exato para não precisar do troco. Pequenos cuidados que deveriamos ter em Paris, Nova Iorque, Tokio ou BsAs… Abraço, e conta pra gente como foi sua viagem!!!!

  15. Anônimo 10 de julho de 2011 at 02:33

    Nenhum lugar do mundo supera o Brasil, infelizmente, roubar no Brasil e passar a perna nos outros e sinômino de inteligência. Que pena que nosso país se desenvolva nestas bases.

  16. é uma pena muito grande. O sentimento de insegurança no nosso pais é muito grande! Abraço,e obrigado pela visita!

  17. Erika 19 de novembro de 2011 at 19:57

    Oi Marco, estou indo passar 15 dias em Buenos Aires em Janeiro e você me deixou bem mais tranquila… obrigada

  18. Oi Erika!! A melhor dica é não desligar nosso radar! Somos especialistas em risco aqui no Brasil, é só manter o instinto ligado!! Sempre atenta com teus pertences,evitar mostrar cameras ou carteira a toda hora, não fazer câmbio na Florida, preferir bancos, enfim, os cuidados que tomaríamos nas grandes cidades brasileiras!! Boa viagem, e conta pra gente como foi!!! Abraço!!

  19. Matt 20 de janeiro de 2013 at 22:06

    Fui a Buenos Aires ano passado cheio de receio de tanto ouvir gente falando que é perigoso, que é pior que o Brasil etc. Quem dera se Belo Horizonte fosse tão segura quanto Buenos Aires. Fiz vários passeios a pé por toda a cidade com muita tranquilidade, inclusive a noite (não muito tarde). Se tomar medidas básicas de segurança dificilmente vai acontecer algo. Vi alguns trombadinhas de cordões pelas ruas que escolhem idosos como vítimas. Claro que violência há em todo lugar mas em se comparando com as grandes cidades brasileiras Buenos Aires pode ser considerada bastante segura.

  20. Obrigado por compartilhar tua experiência com a gente, Matt!!

Leave A Comment