Feira de San Telmo

San Telmo é um dos meus bairros favoritos em Buenos Aires! Adoro percorrer as ruas calmas e pitorescas do bairro, e sempre faço questão de visitar a região durante a semana, para aproveitar a calma do lugar. Não é sempre que vou à feira aos domingos. É sem dúvida um passeio imperdivel, mas eu ainda prefiro o bairro durante a semana.

Uma das coisas que eu gosto de ver durante a feira são os artistas de rua. Personagens conhecidos, talvez mais fotografados do que o casal K. É difícil para o turista resistir e não fazer o retrato destes personagens do bairro.

Parece que ao ver estes artistas e reconhecê-los, criamos uma certa ligação afetiva com eles. Principalmente quando visitamos a feira mais de uma vez. Eles estão sempre por lá. Mas quem são eles??

Fiz uma pequena consulta ao oráculo de Delfos, quer dizer, Google.

Señoras y señores, com vocês os artistas de San Telmo!
Quem percorre a calle Defensa aos domingos já conhece este senhor. Sempre elegante, Barnabé Ferreyra (possível homenagem ao atacante do River nos anos 30?), que usa o nome artístico de Carlos Luján e o apelido carinhoso de Gardelito, canta Gardel – e apenas Gardel – desde os oito anos de idade. Se apresenta em San Telmo desde 1972 e é uma figura mítica do lugar.
Guillermo Bernasconi e seu boneco Cholito, um cantor de tango, estão sempre divertindo a garotada (de qualquer idade). Dá uma olhada no blog dele!!
A Pareja Viento está sempre por lá, independente do clima…
A Orquestra Típica Ciudad Baigón apresenta um ótimo tango nas ruas de San Telmo. Muito bom!
Artistas de rua sem estátuas humanas? Impossível. Este é o Carlitos, mas não sei o nome verdadeiro… Você conhece?

Esta mistura de artistas, vendedores, antiguidades e turistas é muito interessante. Mas use com moderação. E não esqueça que San Telmo é muito mais do que a feirinha, é um bairro fascinante e cheio de história. Na sua próxima viagem,  visite a feira no domingo, e o bairro na segunda. Você vai adorar!

Leia mais sobre o assunto!

http://edant.clarin.com/diario/2006/12/03/sociedad/s-01320471.htm

http://www.lanacion.com.ar/nota.asp?nota_id=173306

.

2017-09-06T16:26:08+00:00

10 Comments

  1. Marília 5 de agosto de 2010 at 17:00

    aaah que bárbaro! eu amo san telmo! dia de semana melhor, pois se pode ver e conhecer melhor o bairro sem a horda de turistas dos domingos. mas confesso que adoro ir lá nos findes tb, descer a calle defensa desde a plaza de mayo e curtir a feirinha! este senhor da foto é demais! e a orquestra vale a parada para assistir um pouquinho, e quem sabe, levar o cd pra casa ou de lembrança para alguém! maravilha marco!

  2. bem lembrado Marilia!! O CD pode ser um ótimo presente, original e barato! Eu não posso, mas quem sabe tu vai prá lá agora?! Te manda, vai! Aproveita!!!

  3. Tici 5 de agosto de 2010 at 22:15

    Eu tirei uma foto com o Gardelito no Cemitério da Recoleta! Ele é ultrasimpático!

  4. Oi Tici! Obrigado pela visita!! O Gardelito é show! Mito porteño! Abraço!!

  5. Anônimo 6 de agosto de 2010 at 13:43

    Oi Marco, to chegando em Poa amanha. Vc pode ser meu local friend?? beso
    gisele

  6. Oi Gisele!! Mas é claro!! Será um prazer imenso! Estou agora mesmo te mandando um email!

  7. Luciana Espejo 15 de agosto de 2010 at 19:29

    Marco, olha eu aqui de novo. Adorei todas as suas dicas e indicações sobre os shows de tango. Acho que não embarcarei neste programa desta vez. Mas o que está me cortando o coração é pensar que que não conseguirei visitar a feira no domingo pq o meu marido estará correndo a maratona! Qual o horário da feira? Até mais!!! Luciana Espejo

  8. Oi Luciana! A feira dura o dia todo, mas o horário mais interessante é entre 10 e 15 hs… Mas não fique triste, você agora tem um motivo para voltar a BsAs!! Abraço!!

  9. Anônimo 22 de agosto de 2010 at 01:28

    ?Hola que tal? Lendo seu comentario sobre a maravilhosa- e acho que tem alma portenha – Feira de San Telmo, fiquei com mais saudades das saudades que deixei por la. Quando olho as barraquinhas ,vejo as historia de cada pessoa nas peças que estao exposta e, a imaginaçao fica solta dentro da minha cabeça. Tudo de bom. Abraços T.Rocha

  10. Olá T. Rocha, obrigado pela vsita!! Ah, A Feira de San Telmo é muito divertida! Legal que você gostou! Abraço!!

Leave A Comment