Mercado San Telmo – Estudo Visual

O Mercado San Telmo está quase no topo da minha lista de lugares favoritos em Buenos Aires. Adoro a estrutura do lugar, as bancas, os frequentadores, a sensação de voltar no tempo e ver coisas que hoje podem trazer um certo desconforto neste mundo asséptico e impessoal em que vivemos. Gosto muito da autenticidade do local.

Encontramos no Mercado San Telmo açougues, fruteiras e antiquários. Gosto muito desta combinação. Você pode comprar chinchulin, pomelos e gramofones,tudo em um único lugar! Fantástico!!

O Mercado San Telmo foi projetado pelo  arquiteto Juan Antonio Buschiazzo,que além do Mercado planejou vários outros pontos famosos da cidade, como o Cemitério da Recoleta e a abertura da Avenida de Mayo. A construção do Mercado data de 1897, com um anexo em 1930. E parece que lá dentro este é o tempo presente.

(obrigado,Buschiazzo)

A entrada principal fica na esquina das ruas Bolívar e Carlos Calvo, mas existe ainda outra entrada pela Defensa e Estados Unidos.

Uma das minhas (várias) tradições em BsAs é comprar uma reprodução de alguma publicidade antiga em uma das bancas perto da escada principal. A visita ao Mercado San Telmo é muito interessante, e nesta última viagem provamos algumas empanadas sanjuaninas deliciosas por lá!

 

O Mercado agora tem um valor simbólico, uma das fotos que eu fiz por lá eu dei de presente para a Mariana. Um pedacinho do meu trabalho está permanentemente em Buenos Aires agora! Fico muito feliz!!

 

(foto da Mariana!)

Vale muito a pena visitar este pedacinho do século passado em Buenos Aires!!

Selecionei no meu acervo (que palavra chique para denominar um HD externo…) as minhas fotografias favoritas para fazer um estudo visual do Mercado! É a minha primeira experiência no blog com um número elevado de imagens no mesmo post, adoraria seus comentários sobre esta proposta!

Lá vai…

 

O que você achou desta proposta de estudo visual do lugar? Muitas fotos? Poucas fotos? Faltou alguma coisa? Sobrou alguma coisa? Adoraria receber suas sugestões e críticas nos comentários!
2017-09-06T16:26:15+00:00

22 Comments

  1. Lúcia 13 de julho de 2010 at 23:11

    Olá Marco,

    As fotos estão fantásticas, na minha opinião são as melhores que já vi no blog! Parabéns!!! Adoro mercados, os cheiros, as cores, as pessoas…

    Minha preferida é a 19, vou ter que voltar muitas e muitas vezes a Buenos Aires até aprender a fotografar assim (não que isso seja ruim)!

    Desse jeito fico até com vergonha de convidá-lo para dar uma passadinha no meu humilde blog. Tá no comecinho, mas ainda pego o jeito…rs

    Abraço

  2. Oi Lúcia! obrigado pela visita!! Ah, eu adoro mercados também… eles são a alma, o coração e a memória de uma cidade… vou agora mesmo ver o teu blog!! Abraço!!

  3. Flavia 15 de julho de 2010 at 20:49

    Oi, Marco!
    Adorei a ideia das fotos… Mesmo nao comendo carne achei muito interessante ver esse outro lado, o mercado propriamente dito. Acompanho o seu blog e o da Mari. Voces estao de parabens. Agosto estou em BsAs. Parabens, continue com esse blog cheio de dicas, fotos e curiosidades!
    Obrigada!

  4. Oi Flavia!! Obrigado pela sua visita!! Ah, eu adoro o blog da Mariana! é um dos meus favoritos! fico feliz que você está aproveitando o blog! Obrigado!!

  5. Kina 15 de julho de 2010 at 22:07

    Oi!!! Estive em Buenos Aires em Junho e me apaixonei….fiquei tão pouquinho…5 dias apenas, nem fui nesse mercado, aliás não fui em muitos lugares…ficou um gosto de quero mais!! Ando andando pelos blogs q falam sobre BsAs e descobri que muita gente tbm se apaixonou pelo lugar..sua fotos são lindas, me emocionaram!! Juro!!

  6. Oi Kina! Este gosto de quero mais vai aparecer sempre, mesmo depois da tua centésima visita… Fico muito feliz que o meu blog ajuda a matar um pouco da saudade… Na realidade esta é a idéia principal do blog, ficar sonhando com a volta… Obrigado pela visita e pelos elogios, que legal que você gostou das fotos! Abraço, e apareça!!

  7. Marília 18 de julho de 2010 at 23:15

    sensacional!!
    eu sou muito fã de mercados, e este de san telmo é especial… tem comida, brechós, antiguidades, argentinos e turistas… lindo!
    pra quem curte óculos escuros como eu, recomendo uma banca incrível na parte dos brechós, vale muito a pena dar uma conferida! comer por ali tb é uma ótima ideia para sentir o clima!
    maravilhosas as fotos marco, parabéns!!

  8. Valeu Marília! Este mercado é muito interessante! Vale muito a pena a visita!!

  9. André Fachetti Lustosa 29 de julho de 2010 at 13:05

    Estou embarcando para BAires semana que vem e estava LOUCO procurando referencias fotograficas da cidade – que não sejam aquelas fotos pra turista
    Pegou o clima do local exatamente como eu penso que deve ser – não sei se as fotos me levaram para la ou se as ideias que eu tinha estão presentes nas fotos…é um jogo de comunicação profundo!
    Se puder, responsa minha mensagem no FlickrMail.
    Abraços e origado

  10. Oi André! legal que você gostou das fotos! e este jogo de comunicação é fascinante… já respondo tua mensagem lá no flickr! E não deixa de contar aqui como foi a tua viagem!!

  11. Marina de Luca 21 de junho de 2011 at 12:40

    Que curioso!
    Eu morei 8 meses em Buenos Aires, e fui conhecer o mercado de San Telmo no penultimo mês, quando minha mão foi em visitar, e demos de cara com o mercado sem querer.
    Quando entramos tivemos exatamente a mesma sensação que você descreve nesse post, e ficamos apaixonadas.
    E ontem a noite eu estava procurando umas fotos pra postar no meu blog, por que estou embarcando pra lá amanhã para o feriado, e queria ver e repassar fotos que me trouxessem boas sensações sobre BsAs, pra ja ir entrando mais no clima.
    Claro que passei um tempão vendo as minahs fotos do mercadão, e até pensei : preciso escrever um post sobre ele, como dica de passeio!
    Acordo hoje e vejo esse seu LINDO post com fotos mais que incriveis sobre o mercadão!
    Amei, parabéns!
    Vou indicar o link no meu blog!

    beijos
    Ma
    http://www.nossamala.blogspot.com

  12. Oi Marina!!! O Mercado é sem dúvida um dos meus lugares favoritos em BsAs!! Adoro o aspecto caótico do lugar. Sem dúvida um passeio imperdível em San Telmo! Abração!!!

  13. asuburbana 6 de setembro de 2011 at 14:14

    Oi Marco,
    posso usar algumas fotos do mercado no meu blog?
    Com os devidos creditos, eh claro!
    Abraços.

  14. Oi!! Pode usar sim! Eu geralmente autorizo o uso de no máximo 05 imagens, todas com o seguinte crédito: Marco Cavalheiro/www.buenosairesdreams.blogspot

    Legal que você gostou das fotos!! Abraço!

  15. Paulo 4 de março de 2012 at 14:13

    Marco,

    Parabéns pela ideia do blog. Adorei seu ensaio sobre o mercado de San Telmo. Estou indo a Buenos Aires pela primeira vez neste mês e já inclui no roteiro uma visita a esse local.

    Adoro ambientes assim, com mil temas para serem fotografados. Lugares que mantêm a essência da cidade.

    Irei navegar bastante por aqui até a data da viagem.

    Mil gracias!

    Paulo

  16. oi Paulo!! Obrigado pela visita! Ah,o Mercado é sem dúvida um dos meus lugares favoritos em BsAs! Espero que você goste!!! Grande abraço, e boa viagem!!!!

  17. Deivison - Itanhaém 4 de abril de 2012 at 15:44

    As fotos estão envolventes. Não era minha intenção mas "terei" que visitar o Mercado no próximo maio quando estarei em Buenos Aires.

  18. Deivison! Obrigado pela visita!! Espero que você goste! Eu adoro!! Abração, e boa viagem!! 🙂

  19. Luciana 17 de abril de 2012 at 13:49

    Oi Marco, lindas as suas fotos. Estive em setembro em BA e não tive a oprtunidade de visitar o mercado, coisa que gosto de fazer, pois acho que esses representam a alma do lugar.Estou voltando agora no fim do mes e pretendo conhecê-lo. Sabes me informar se abre aos domingos, que é quando acontece a feira de San Telmo. Gostaria de aliar os dois passeios.
    Obrigada.

  20. Oi Luciana!! Obrigado pela visita! Legal que você gostou das fotos!! Eu já fui lá no domingo, nos dias de feira. Não posso te garantir, mas lembro que toda vez que fui na feira também fui no mercado!! Apostaria que abre aos domingos, mas para ter maior certeza, entra em contato direto com eles! http://www.mercadodesantelmo.com Abração, e depois conta como foi a tua viagem!!

  21. Anônimo 20 de dezembro de 2012 at 23:52

    Adorei o blog!!! muitas dicas!!! Achei demais a sua forma de comentar os lugares, muito bom! Gostei!!! Joyce

  22. Obrigado, Joyce!!

Leave A Comment