Sugestão de leitura

Estava lendo no blog da Gisele Teixeira o post do quarto programa da série sobre Buenos Aires para o Mundo SA da Globonews. Assisti ao programa, sobre as livrarias da cidade. Ah, como gosto das livrarias de Buenos Aires. Gosto muito da Ateneo Grand Splendid, mas confesso que prefiro passar algumas horas perambulando pelas livrarias da Corrientes. Adoro as promoções de livros usados (comprei alguns clássicos bilingues por $1 peso. Isso mesmo, cinquenta centavos de real por um Poe, um Twain, um Shakespeare… em inglês e espanhol…) mesmo sabendo que provavelmente terei que pagar excesso de bagagem…

Inspirado pelo programa, lembrei de uma das últimas aquisições na Ateneo: o maravilhoso guia de Buenos Aires escrito por Diego Bigongiari. Este é o meu guia favorito da cidade, porque não é apenas um guia, mas também uma aula de história.

O Diego fez um trabalho altamente pessoal, com um humor ácido, cheio de ironia e com muitas observações interessantes sobre a cidade. O guia vem com dois livretos, um deles o guia propriamente dito, e outro com maiores detalhes sobre a história da cidade e dos personagens e lugares.

Realmente um dos melhores guias que eu já li sobre BsAs. Vale muito a pena!!

Veja um trecho do texto sobre a gastronomia no Puerto Madero:

Hay una decena de parrillas,algunas de ellas de las más caras y famosas de BA pero no de las mejores. Hay otros tantos restaurantes italianos, incluso alguno tan argentino que sirve porciones de pasta para compartir y otros que de “cocina mediterránea” tienem poco más que el aceite de oliva y la rúcula. Hay también cocina de autor de autores desconocidos y un puñado de lugares que se reclaman de cocina norteamericana,como si existiera algo así. Y otros que se apodan de cocina autóctona pero llevan nombre extranjero…”

Em outro trecho ele diz tudo o que eu queria ter dito sobre La Boca:

La Boca, en torno a Caminito y Vuelta de Rocha, hoy es una escenografía y una teatralización colectiva cotidiana ad usum turisticum a lo largo de unas pocas calles junto a un Riachuelo pútrido que difícilmente catalogue como un atractivo: en días muy calurosos puede verse el metano burbujear en el pus negro y maloliente de la cloaca a cielo abierto;otros días, al placer del viento, la Vuelta de Rocha se engalana con un repugnante botellerío de plástico flotante. Con su vitalidad callejera, sus marquesinas y muñecos de plástico en los balcones, el lugar puede recordar una versión pobre de Bourbon St. en Nueva Orleans, con tango en vez de jazz y sin gente de color. Este rincón boquense es tan ficticio que puede parecer genuino al turista inadvertido, pues todo “color local” es representación. En el fondo, La Boca es una villa miseria admirablemente reciclada en clave turística…”

Não pense que o livro (oops, guia. Não, na realidade, livro mesmo…) só critica a cidade. Pelo contrário, é uma dedicação de amor à cidade, aquele amor maduro que aceita os defeitos e não tenta escondê-los.

Acho que custou algo em torno de $50,oo (pesos) na Ateneo.

Sem dúvida o melhor guia que já li sobre BsAs.

Diego Bigongiari

Buenos Aires y alrededores: guía del viajero

rumbo austral

ISBN Vol 1:978-950-641-518-1

http://www.granicaeditor.com/item.asp?isbn=9789506415204

2017-09-06T16:26:18+00:00

8 Comments

  1. Carlos Machado 16 de junho de 2010 at 23:31

    Marco,
    Ontem asssistimos ao jogo do Brasil no bar LxF, e foi bem bacana.
    Hoje estive em Colonia de Sacramento, e adorei – passaria um final de semana inteiro sem pensar duas vezes.
    Gostaria de lhe pedir uma ajuda.
    Estou tendo informacoes desencontradas e a TAM ainda nao me respondeu ao e-mail enviado:
    Posso levar garrafas de vinho na mala e ha algum cuidado em especial.
    Posso comprar no free shop e levar na bagagem de mao.
    Grato,
    Carlos Machado.

  2. Oi! Que bom qeu você está se divertindo! Em relaçao às bebidas, eu sempre viajo com a Gol, e nesta empresa existe a seguinte informação:

    Transporte de bebidas

    ——————————————————————————–

    Não é permitido transporte de bebidas a bordo.

    As bebidas devem ser transportadas no porão da aeronave.

    O passageiro pode levar até 5 litros, devidamente embalados, e com volume alcoólico entre 24% e 70%.

    Eu sempre levo 06 garrafas de vinho na mala despachada, embaladas com plástico bolha e / ou caixa especial que a loja oferece. Nunca tive problemas. Em relação às compras no free shop acredito que não haveria restrições, mas é bom confirmar com a empresa.

    Em uma busca rápida no site da Tam encontrei a seguinte informação:

    A TAM segue as normas e regras estabelecidas pela IATA, para aceitar artigos como bagagem despachada ou mesmo na cabine de passageiros, em quantidades limitadas, desde que devidamente embaladas e plastificadas e, em alguns casos, sendo obrigatoriamente declarados a TAM.

    * Medicamentos ou artigos de higiene necessários ou apropriados para a viagem, transportados como bagagem de mão ou despachada. Vale lembrar que sempre a quantidade total destes artigos utilizados por cada passageiro não poderá ultrapassar o limite de 2kg ou 2 litros e que a quantidade contida em cada pacote não pode exceder o limite de 0,5kg ou 0,5 litros.

    * Bebidas alcoólicas, perfumes e colônias, transportadas como bagagem de mão ou despachadas. A capacidade de cada recipiente não deve exceder 0,5 litros/quilos e a quantidade máxima por passageiro não deve ultrapassar 5 litros. Marcapassos cardíacos implantados cirurgicamente que contenham materiais radiativos, tais como pilhas de plutônio, ou artigos farmacêuticos que contenham bário, implantados em uma pessoa como resultado de tratamento médico

    Mas é sempre bom confirmar com a empresa.

    Abraço!

  3. Marília 17 de junho de 2010 at 16:04

    quero emprestado! hehehe!

  4. ok, Marilia. Mas tenta ficar a metade do tempo do outro livro que te emprestei. Uns dois anos só, ok? hehehe

  5. Dymaima 7 de julho de 2010 at 21:38

    Sempre é recomendável ler alguma guia do viageiro antes e durante uma viagem.
    Eu adorei a cidade de Buenos Aires e encontrei um aluguel Buenos Aires muito confortável!
    Bjs

  6. Oi Dymaima! Um bom guia é realmente essencial!! Obrigado pela visita e pela sugestão de site! Volte sempre!! Abraço!

  7. Anônimo 4 de julho de 2011 at 21:27

    Marco, esse também é o guia preferido da minha amiga Ana, que sabe muuito sobre Buenos Aires. beijo
    gisele
    PS: bela foto na revista de contos!

  8. Oi Gisele!! Obrigado! Fiquei muito feliz com a foto ( e um conto!!) na revista! me motivou ainda mais para continuar trabalhando!! Abração!!!

Leave A Comment