Hermanos

Rivalidade. Antagonismo.Disputa. Ciúmes enrustidos. São várias as formas de analisar a complexa (e complexada) relação entre Brasil e Argentina. Na realidade os dois países compartilham mais semelhanças do que diferenças. O amor (irracional, às vezes) pelo futebol, o respeito pelas tradições, o sistema político personalista e messiânico ( o próximo presidente vai nos salvar do anterior ad infinitum…), a burocracia caótica…

Eu sempre fui fascinado pela análise mais simbólica das coisas. Como moro no Rio Grande do Sul, ir a BsAs só parece realmente diferente da minha cultura regional devido ao idioma. Os outros símbolos estão lá. O gaúcho, o campo, a influência italiana… Confesso que me incomoda bastante a agressividade do brasileiro, muito incentivada pela mídia, em relação aos argentinos.

Muitos turistas já desembarcam em Ezeiza predispostos a reclamar e criticar tudo, generalizando o povo argentino ( e generalizações,como essas que eu estou fazendo no texto, são sempre perigosas…). Já li em blogs relatos de pessoas que tiveram uma má experiência em BsAs aconselhando aos leitores para nunca visitar a Argentina. Embora concorde com alguns argumentos, eu tenho uma opinião bem clara sobre o assunto.

Idiotas existem em qualquer lugar do mundo. Existem idiotas no Canadá. Sério! Você pode encontrar pessoas mal intencionadas na Noruega. Conheço gente que foi assaltada em Paris, dá pra acreditar?

Então, estatisticamente, você terá alguma experiência desagradável em Buenos Aires. Não tem como escapar. Toda grande metrópole no mundo vai criar algum tipo de transtorno. Agora, não é privilégio do garçom porteño ser arrogante e com má vontade de servir. Isso acontece em Nova Iorque também. Os taxistas em Buenos Aires não entendem inglês ou português? Em Nova Iorque também não. Mas ser mal tratado em Nova Iorque é chique. Em BsAs é culpa do “argentino”.

O grande problema está no excessivo etnocentrismo e total falta de empatia. Você nunca saberá como um turista estrangeiro é mal tratado no Brasil porque você nunca será um turista estrangeiro no Brasil. Ah, mas os argentinos sujam nossas praias, dirigem muito rápido nas estradas, estão sempre criando desordem. Pode ser. Mas os brasileiros nunca fazem isso?

Viajar é aprender. Sair da rotina. Descobrir coisas novas. Ser flexível e paciente, afinal somos,além de visitantes, hermanos.

O que você acha disso tudo? Adoraria saber sua opinião! Com a palavra, você…

2017-09-06T16:26:21+00:00

23 Comments

  1. tiagón 21 de maio de 2010 at 17:59

    Fala Marco, beleza?

    Eu também vejo com muita tristeza essa picuinha que alimentam entre argentinos e brasileiros. Tu assistiu o Sicko, do Michael Moore? Ele levanta uma teoria 'conspiratória' pra explicar a campanha anti-França nos EUA, e eu gosto de fazer a mesma relação entre BR-AR. Porque entre os dois povos há tanto que um pode aprender e ensinar com o outro, e tantos pontos em comum, que a desavença é um grande tiro no pé. Quando eu penso em como o brasileiro poderia ganhar com a atitude política, mobilizada, do argentino, me convenço de que serve, sim, a algumas classes, fomentar a implicância.

    Não, os turistas argentinos não eram bons exemplos. Mas já passei muito constrangimento vendo brasileiros em BsAs, também. Generalizar, além de tosco, é não olhar no espelho.

    Grande abraço!

  2. Pois é Tiagón, a união faz a força, para evitar usar algum cliché. Tu estás coberto de razão, e sabe que eu nunca pensei por este lado conspiratório? É uma teoria muito interessante… legal teu comentário!! Obrigado pela visita!

  3. Marília 21 de maio de 2010 at 18:52

    bah, mas se eu fosse escrever algo sobre este assunto usaria os mesmos argumentos! pode que a cultura gaúcha esteja mais próxima dos argentinos, pode que esse país exerça uma certa atração especial entre nós, sei lá. mas o que tem de brasileiro chineleando a argentina antes mesmo de chegar aqui… o cara já vem com o pé atrás, chega aqui e tudo "é coisa de argentino", reclamam da comida, das pessoas, de tudo. a rivalidade no futebol, as propagandas da skol usando todos os clichês possíveis… eu não gostaria de ver uma propaganda com os clichês do brasil, pq eu, como muitas pessoas, não me encaixo nesta imagem do brasil mundo afora. a verdade é que, justamente como tu disseste, não podemos generalizar!! sim, existem argentinos arrogantes, existe a falta de apreço pelo turista, tá ok. mas não é lei, e o que tem de gente buena onda deveria ser mais valorizado. sim, no brasil tem carnaval, tem axé, tem praia e calor, mas tb tem muuuuitas outras coisas. eu sou gaúcha, sou brasileira, e amo a argentina! afinal, somos vizinhos, hermanos, e juntos representamos a américa latina! adorei teu post. há horas venho pensando sobre isso! beijossss.

  4. Marilia! Pois é hermanita, falta empatia. Uma pena. É uma rivalidade tola. Cada vez mais precisamos fortalecer, e não enfraquecer, as relações com nossos vizinhos. É bom para a economia, para a cultura, para o turismo… Imagina, se o Brasil fosse mais aberto para a Argentina, a Cristina poderia não ser tão amiga do Chavez, e o Lula nem ligar para o Ahmadinejad… Estariamos em volta da mesa, com um bom assado e churrasco, planejando o crescimento da democracia na América Latina…

  5. In Spirits 22 de maio de 2010 at 14:32

    É sempre uma questão delicada. Infelizmente, está completamente incrustado na cultura do povo brasileiro essa opinião sobre argentinos. E o mais vergonhoso é que os hermanos não tem esse sentimento, não no nível do Brasil.

    Claro, diferenças econômicas acabam influenciando isso. Quando o peso era mais forte, o argentino vinha em massa para o Brasil. Estatisticamente, quando mais gente, maior a probabilidade dos mal educados e desordeiros somarem-se a horda. E hoje, com o real por cima? Milhares e milhares de brasileiros em Bs As, falando alto, reclamando que ninguém entende português, sujando… faz parte, infelizmente. Brasileiros na Disney no início do real? Uma vergonha. Poloneses na Alemanha, americanos na França… Já vi placa em restaurante de Tokyo dizendo "proibida a entrada de brasileiros".

    Melhor coisa? Se despir de preconceitos (sim, destes PRÉ e CONCEITOS), e se permitir uma experiência nova.

    Abraço!
    Geraldo Figueras

  6. certeiro, como sempre! valeu Geraldo, concordo plenamente. Abraço!

  7. gisele teixeira 22 de maio de 2010 at 16:08

    Sabe Marco, fiquei com vontade de fazer uma colun sobre esse tema, mas conversando com historiadores. Onde, exatamente, comecou essa rivalidade?
    Bueno..te esperamos para discutir o "tema" pessoalmente!
    Nao sabia que vc era gaúcho…de onde? De Porto Alegre mesmo?

  8. oi Gisele! ótima idéia! adoraria ler tuas impressões sobre o tema. Eu quando vejo o ódio destilado pela mídia fico envergonhado. Brincadeira é uma coisa, xenofobia outra bem diferente. E o preconceito é alimentado pela ignorância, portanto quanto mais informações a gente dispor, melhor. E com o teu talento e acesso a informação e experiências in loco tenho certeza que será uma imensa contribuição para diminuir esta rixa tão sem graça entre brasileiros e argentinos! Abração! (ah, eu nasci em Palmeira das Missões mas moro em Porto Alegre desde o século passado…)

  9. Carlos Machado 23 de maio de 2010 at 22:46

    Marco,
    Muito interessante seu post, mas te confesso que não estava pensando nesta questão, e fiquei um pouco preocupado, afinal, estou info para BsAs em breve.
    Sugiro que escreva um post com sugestões de como se comportar para atrair a reciprocidade em nossos irmãos argentinos.
    Gostaria de chegar por lá e ser tão bem tratado, como somos ao chegar no Rio Grande do Sul !
    Abraço,
    Carlos.
    Obs.: Vi uma reportagem em um canal pago, que mostrou a diferença entre o argentino da capital e do interior (e também o fato de que o argentino do interior tem diferenças com os da capital, que em muito se assemelham com as diferenças propagadas entre brasileiros e argentinos).

  10. Ana Paula 24 de maio de 2010 at 01:48

    Oi Marco,
    Também lamento muito esta birra entre dois países tão especiais.
    Aproveito para perguntar uma coisa. Eu e meu namorado estaremos em Buenos Aires do dia 23 ao dia 30 de junho para uma viagem revigorante e romântica. Estamos preocuoados onde assitir aos jogos do Brasil. Sabe me dizer se tem algum ponto de encontro para brasileiros? Ou então algum bar, qualquer espaço que a gente possa torcer pelo nosso Brasil?

  11. Ana Paula 24 de maio de 2010 at 12:27

    Bom dia Marco!
    Aproveitando esta discussão sobre a rivalidade entre nossos países, gostaria de uma dica.
    Falo de POA e do dia 23 ao ida 30 eu e meu namorado estaremos em Buenos Aires para uma vigaem revigorante. A única questão é estaremos lá em dois jogos do Brasil. Sabe me dizer se tem algum lugar que reúna brasileiros? ALgum bara, restaurante, ou pelo menos algum que vá passar os jogos do brasil?
    Obrigado

  12. Oi Carlos! obrigado pela visita e pela dica, é uma ótima sugestão de pauta! Mas até lá o meu conselho é bem básico. Somos visitantes em BsAs. Estamos em outro país. O bom senso pede que a gente se comporte como gostaríamos que turistas se comportassem no nosso país. Eu muito raramente recebo qualquer tipo de mal tratamento pelo fato de sempre lembrar que estou de visita, e devo me comportar como tal. Ou seja, meu espanhol não é muito bom, mas eu SEMPRE tento falar o máximo possível em espanhol. Eles não têm a mínima obrigação de entender o português. Começar o diálogo com um Hola,que tal e terminar com um Gracias! é uma das formas mais simples de ser simpático. Dá uma olhada no blog da Mariana, o Buenos Aires, queridos (tem um link na minha lista de blogs), ela tem uma categoria que se chama Costumes Argentinos, tem várias dicas legais! No mais, é bom senso mesmo. O problema é que existe um arquétipo do turista chato, que pode ser aplicado para brasileiros, argentinos, americanos, franceses… O cara que grita, fala alto, reclama por qualquer coisa, diz que no seu país não é assim, acha que tudo e todos estão ali só pra ele, etc… Com bom senso, educação e respeito você será muuuito bem tratado na Argentina. Tenho certeza que você vai se divertir muito por lá! Abraço!

  13. Oi Ana Paula! Obrigado pela visita! BsAs será extremamente revigorante!! Eu já estou ativando minha rede de contatos para te dar as informações sobre onde assistir aos jogos do Brasil! Até o meio da semana te respondo, e talvez até escreva um post especial sobre o assunto! Abraço!!

  14. jair 24 de maio de 2010 at 14:11

    essas criaturas infelizmente acabam sujando a imagem daqueles que vão a outros lugares dispostos a aprender, viver novas experiências e crescer como pessoa. com certeza existem em todos os lugares, de países pobres a nações líderes de qualidade de vida, mas nem por isso podemos aceitar comportamentos assim.

    parte dos créditos cabe à mídia brasileira, que diante da menor possibilidade já dá um jeito de a Argentina, os argentinos e seus costumes. bom humor faz parte, é claro, mas existe um limite e o Brasil, não generalizando, o desconhece. passa de uma situação divertida para uma constrangedora muito rápido. entretanto, cada pessoa deve ter consciência do que faz e nesse grupo estamos nós. e não tem relação com região do brasil, idade, classe econômica nem grau de instrução. é a educação mesmo.

    eu tenho um pouco de contato com alguns argentinos aqui em Curitiba (com quem vi os jogos da copa passada e verei agora também o/) e já vi eles reclamando do tratamento recebido em alguns lugares ou de propagandas "divertidas". e isso me envergonha, apesar de eles mesmos dizerem que essas situações são exceções…

    aos que vão, de forma educada e livre dos pré-conceitos, com certeza Buenos Aires ganha o status de cidade inesquecível porque mesmo que acabe sendo tratado de forma ruim em algum momento vai acabar percebendo que teve contato com a exceção. fora isso, é só alegria!

  15. é isso aí Jair! teu último parágrafo resume tudo! Abraço!

  16. berna 25 de maio de 2010 at 10:53

    Marco adorei a sua crônica, essa rivalidade é ridícula. Sempre que viajo quero viver experiências novas, aprender um pouco mais e Buenos Aires ao longo dos últimos vinte e oito anos tem me proporcionado isso. Foi minha primeira viagem internacional e paga com dinheiro do meu trabalho, eu tinha apenas vinte e três anos, tornou-se um caso de amor.
    Cada vez que volto tenho coisas novas para apreciar, como diz o Riq Freire, quanto mais você conhece uma cidade , menos você a conhece.Sempre há um bom motivo para voltar.

  17. O Riq e suas frases perfeitas… hehehe. Obrigado pela visita! E concordo plenamente contigo! Sempre há bons motivos para voltar! Abraço!

  18. Gabi Barreira 26 de maio de 2010 at 13:49

    Adorei o post.
    Viajar é uma forma de quebrar preconceitos, de entrar em contato com uma outra cultura, de aprender! E não se fechar dentro do seu próprio mundinho e reclamar de tudo que seja um pouco diferente do que há nele.
    Saludos!

  19. Fernando Gouvea 26 de maio de 2010 at 15:09

    Vou a Buenos Aires todos os anos e nunca tive um problema fora do comum. Sempre fui muito bem tratado e sempre voltei feliz já com saudades.

  20. Oi Gabi! Muito legal tua opinião! Obrigado pela visita!

  21. Oi Fernando! Obrigado pela visita! E faço minhas as tuas palavras! Sempre sou bem recebido, e sempre que chego em Poa já começo a planejar a próxima viagem! Abraço!

  22. Raphaella 10 de junho de 2010 at 16:31

    Marcos, estou aqui outra vez xeratando nesse blog maravilhoso e recordando a minha incrível viagem a Buenos Aires…e preciso confessar uma coisa a minha decisão de ir para BAS foi totalmente influenciada por vc e pela Mariana (my villacrespo)depois de ler os posts de vcs sobre BAS não resisti…
    Adorei esse post sobre os hermanos…idiotas tem em qualquer lugar do mundo!!!
    Fui muito bem recebida pelos argentinos, conversei com todos os taxistas que peguei, não tivemos muitos problemas para nos entender, descobri histórias incríveis sobre BAS, em especial no trajeto que fiz de San Telmo ao Caminito…uau foi melhor que qualquer aula de história que já tive.
    Nos restaurantes tbém fui muito bem atendida, foi no El Vitório na Recoleta próximo ao Freddo que recebi uma grandiosa dica do garçom: trocar meus reais na casa de cãmbio Maguitur..me pegaram 2,15 pesos por um real.
    Desses sete dias que passei em BAS houve apenas um episódio excÊntrico que dificilmente aconteceria no Brasil, fui jantar no restaurante Harmony na Av. de Mayo (na esquina do Tortoni) e achei um "cabelinho" embaixo da minha milanesa…chamei o garçom ele retirou o prato esperei uns 05 minutos e qdo ele retorna pensei que viria com outro prato ou no minimo um pedido de desculpas…e ele veio com a conta!!!sem um descontinho qualquer…paguei o valor devido e sai rindo da situação…
    Afinal não seria um cabelinho que iria estragar o show de tango no Tortoni que eu estava para ver…
    Abraçossssss

  23. Oi Raphaella! Obrigado pelo seu relato! Fico feliz que eu e a querida Mariana tenhamos incentivado vocÊ a visitar esta cidade tão linda! E gostei muito das suas observações. Esta é a melhor forma de se divertir em uma viagem, ter uma postura calma em situações ruins! Tenho certeza que estes pequenos problemas não conseguem tirar o brilho da viagem… Rir é o melhor remédio!!! Me conta mais sobre o que você fez por aí,ok? Adoraria mais dicas!! Abraço!!

Leave A Comment