Buenos Aires, de novo?!

Essa é uma frase que escuto com frequência. O quê, tu vai de novo pra BsAs? Não cansa? Por que não vai pra outro lugar? E eu juro, todo ano planejo ir para outro lugar. Geralmente em março. Penso na Patagônia. Penso no Chile. Penso em Bariloche. Mas volto para BsAs. Não sei e não quero explicar o fascínio. Fascínio não se explica ou racionaliza. Nova Iorque é minha cidade favorita no mundo, mas Buenos Aires é a minha paixão. Talvez porque nunca fui para NY com a Quéle, e sozinho a cidade não teve a graça que teria com ela, talvez porque eu seja um pouco estranho mesmo.

Mas pensando nesta questão, Buenos Aires pode ser tudo o que você é. Pode ser inteligente, culto, lindo e refinado. Pode ser sujo, nervoso, perigoso e caótico. Superficial e consumista, profundo e libertário. E é justamente esta possibilidade de eterna mudança que me fascina. Todos usamos óculos culturais, com lentes invisíveis que filtram o substrato simbólico de tudo o que está ao nosso redor. As camadas são, felizmente, infinitas, e o jogo da vida é justamente decifrá-las. Descobrir, entender, ficar confuso, redescobrir e tentar criar sentido.

Eu nunca fui duas vezes a Buenos Aires. Cada vez que retorno sou outra pessoa, e Buenos Aires não é mais o mesmo.

2016-02-01T21:48:47+00:00

8 Comments

  1. Eliane 21 de janeiro de 2010 at 07:15

    Oi Marco! Estou chegando em Bs As dia 26 num cruzeiro. Nao é o rush do seu outro post, mas quase. Pelo menos mais um navio atraca no mesmo dia em horario próximo. É muita gente com muita pressa. Eu pretendo descer do navio um pouco mais tarde e levar meus filhos no shop. Abasto. Eu sei que tem metro perto do shopping, mas onde posso pegar o metro próximo ao porto? Tem que ir de taxi até alguma estacao da linha B? Obrigada.

  2. Oi Eliane! Para chegar de subte até o shopping Abasto (Corrientes 3247) você precisa usar a linha B, e descer na estação Carlos Gardel (você desce do metro e já sai dentro do shopping Abasto!!). A linha B começa na estação Leandro N. Alem, que fica na esquina da Corrientes com Leandro N. Alem. Apesar de ficar um tanto perto do porto, como você mencionou que estará com os filhos talvez o ideal seja aproveitar as baixas tarifas de taxi e pegar um até a estação! Aqui estão alguns links que podem te ajudar a planejar o passeio!

    shopping Abasto: http://www.abasto-shopping.com.ar/

    site da Metrovias, informação das linhas de subte: http://www.metrovias.com.ar/v2/Mapas-952.asp?op=3&Item=8&Lang=

    Espero ter ajudado, e divirta-se em Buenos Aires!! Aproveita os blogs que estão na minha lista para mais dicas! E me conta como foi tua viagem depois!!

    Abraço, e obrigado pela visita!! Ah, deixei uma foto do shopping pra já ir aquecendo! 🙂

  3. Eliane 21 de janeiro de 2010 at 12:50

    Valeu Marco! Depois eu conto como foi a aventura. Posso te adicionar no facebook?

  4. Boa viagem!! E pode adicionar sim! Abraço!

  5. Lenice Laflor 22 de janeiro de 2010 at 12:08

    Oi Marco! Muito legal teu blog. Eu defino Buenos Aires como várias cidades em uma só. Cada bairro consegue ser totalmente diferente do outro: arquitetura, tipo de público, cheiro, cores… e eu acho que é por isso que a gente gosta tanto. Lindas as tuas fotos! Parabéns!

  6. Oi Lenice! Obrigado pelos elogios! E concordo contigo! é muito legal caminhar pela cidade e sentir a mudança, às vezes sutil, às vezes arrebatadora, do lugar. Os contrastes e paradoxos desta cidade são fascinantes! Gostei muito do teu blog também!! Obrigado por deixar meu link por lá!

  7. Anônimo 22 de janeiro de 2010 at 13:29

    Oi Marco
    É, não és o único a ouvir isso constantemente!
    Achei perfeito teu comentário sobre BsAs e concordo tb com que Lenice disse: são muitas cidades numa só, cada ângulo nos indica uma possibilidade e cada uma, uma imagem diferente, mas quase sempre com uma elegância que só "eles" tem. BsAs é um verdadeiro caleidoscópio! Lindo!

    Ah, tenho visitado muito o blog da Mariana e outro que gostei bastante: Aqui me quedo!Otimos!
    Gracias, abraço
    Marta

  8. Oi Marta! Pois é, não sou o único a sofrer de portenhice aguda, hehe. O blog da Mariana é o meu favorito, adoro o estilo dela! E a Gisele, do Aquí me quedo tem um texto muito bom, e uma sensibilidade aguçada em relação à cidade! Realmente dois blogs especiais! E a mais nova integrante da minha lista de favoritos é a Lenice, o blog dela tá ótimo também!! O que seria de mim sem estes blogs para alimentar a alma durante o tempo que fico longe de Baires…

Leave A Comment