Táxi!

Os taxistas em Buenos Aires ( e na Argentina em geral) não tem uma fama muito boa. É muito comum ouvir histórias de turistas que sofrem algum tipo de golpe (notas falsas, troco errado, etc.). Eu particularmente nunca tive muitos problemas com taxistas em BsAs, pelo contrário, gosto muito de conversar com eles e sempre acabo aprendendo algo mais sobre a cultura local, além de ficar eternamente grato pelo custo tão baixo das corridas. ( Apesar de ter caído também no conto da nota errada, paguei com uma nota de $20 e no escuro da noite o motorista rapidamente me mostra uma nota de $2 me dizendo que paguei o valor errado… na pressa e com um pouco de Malbec ainda fazendo efeito não quis discutir e paguei novamente. Até hoje não sei bem quem estava certo… Outra ocasião pegamos um taxista apressado e, literalmente, andamos a 160 por hora perto do aeroporto. Reclamamos e ele diminuiu, mas foi estressante). Duas experiências negativas dentre centenas não justificam, estatisticamente, a má fama.

Lendo alguns jornais on-line e navegando encontrei uma notícia bem interessante e inspiradora. Um taxista de La Plata chamado Santiago Gori, agora em abril, encontrou uma sacola com 130 mil pesos no seu taxi!! Sem hesitar, conseguiu entrar em contato com o dono do dinheiro e devolveu a quantia total! Em um país que sofre com corrupção e “jeitinhos” assim como nosotros, este gesto teve uma repercussão alta e rendeu uma página na internet bem interessante! Para devolver o gesto honesto do taxista, o internauta pode fazer qualquer tipo de doação na página! Um jantar, roupas, cursos, viagens,etc. O objetivo é de certa forma recompensar a boa ação!

Eu achei fantástico, e espero que a iniciativa vire moda, pois com frequência encontramos notícias semelhantes aqui no Brasil, e estas pessoas devem sem dúvida alguma ser recompensadas!

Leia a notícia aqui e visite a página do taxista! E, por que não, faça sua doação!!

E por falar em táxis, existe um blog muito interessante escrito pela Layne Mosler onde ela pede dicas sobre restaurantes para o taxista, e pede para que ele a leve até lá! É um site super divertido, eu já tinha encontrado este blog por aí e o excelente Café con Medialunas escreveu sobre ele refrescando a memória. Vale a pena a visita!

2017-09-06T16:43:04+00:00

One Comment

  1. Fabiano Goldoni 8 de maio de 2009 at 15:37

    Eu já recebi uma nota de 10 pesos falsa e passei para outro taxista no mesmo naipe que se “engana” de endereço e pega caminhos mais longos. Sigo a máxima: “Ao taxista o que é do taxista”.

Leave A Comment