vino!

Regiões Vinícolas

A Argentina tem uma produção de vinho impressionante, e além de um consumo interno intenso está se tornando uma das grandes exportadoras mundiais, com vinhos recebendo cada vez mais críticas positivas e altas pontuações em competições internacionais. O que mais me impressiona em Buenos Aires é a cultura do vinho. Progamas de TV sobre o vinho, dezenas de revistas especializadas, livros e lojas especializadas por toda a parte. Em todos os supermercados que costumamos visitar, é muito difícil encontrar vinhos de outros países, o vinho argentino é a presença maior.

As regiões produtoras da Argentina são variadas e oferecem diversas características que resultam em vinhos distintos e únicos. Claro que existe o produto massificado, produzido para agradar o paladar do consumidor iniciante que busca um vinho simples, direto e com aquele tão famoso toque de frutas vermelhas e uma pitada de notas florais. Mas buscando um pouco mais, e ficando atento à diversidade, podemos encontrar vinhos poderosos, intensos e sempre com ótima relação custo benefício.

As regiões vinículas são geralmente divididas da seguinte forma:

Región de Cuyo [ Mendoza + San Juan + La Rioja ] e em zonas mais específicas: Zona Alta del Rio
Mendoza,Zona Norte,Zona Este, Valle de Uco e San Rafael.

Región del Noa [ Catamarca + Salta ]

Región Pampeana

Región Patagónica [ Neuquén + Rio Negro]

A diferença de climas, solos, características especiais fazem do território argentino um grande laboratório para as mais diversas experiências vinícolas, desde os vinhos com a participação de Michel Rolland até os vinhos produzidos em reduzidas quantidades, vinhos de boutique, com paixão e as mãos ( ou pés…) do dono presentes em cada gole.

Com certeza a Argentina é conhecida pelos vinhos de Mendoza e principalmente pelo Malbec e Torrontés. Mas exitste vida abaixo do paralelo 25 ( Vale do Cafayate). A região da Patagonia, lá pelo paralelo 40, com alta amplitude térmica, ventos constantes e solo bastante mineral, oferece ao fã de vinhos uma vibrante, e por que não, exótica experiência. O primeiro vinho que eu experimentei desta região foi o Ventus, um vinho super simples e eficiente. Mas o que a região tem a oferecer é bastante variado. Eu tenho guardado alguns Postales Del Fin Del Mundo, um Saurus, um Newen, um Picada 15, e um Humberto Canale. Ótimos vinhos, esta é sem dúvida a minha região favorita, principalmente os Pinot Noir.

Grandes Produtores da Patagônia:

Neuquén

Bodega del Fin del Mundo ( principais vinhos: Postales del Fin del Mundo,Newen)
Familia Schroeder ( principais vinhos: Saurus, Familia S)
NQN ( principais vinhos: Picada 15, Malma, NQN Colección)
Valle Perdido ( principais vinhos: Valle Perdido)

Rio Negro

Chacra ( principais vinhos: Barda, Chacra 55 e Chacra 32)
Humberto Canale ( principais vinhos: Humberto Canale, Marcus Gran Reserva)
Infinitus ( Domaine Vistalba) ( principais vinhos: Infinitus, Gran Reserva)
Noemía ( principais vinhos: A Lisa, J. Alberto, Noemía)

E você, conhece os vinhos da Patagônia? Qual sua opinião? Deixe comentários!!!

2016-02-02T22:06:20+00:00

6 Comments

  1. Anônimo 8 de abril de 2009 at 19:08

    Gosto muito do vinho ventus, é como forte e com muita personalida. Sugestões muito boas.

    Thiago Amaral

  2. Marco Cavalheiro 8 de abril de 2009 at 20:03

    Obrigado Thiago! O Ventus é muito bom, e o preço é super honesto. Uma ótima opção para o dia a dia Obrigado pela visita!

  3. gisele 16 de novembro de 2009 at 13:33

    Muito boa essa nota sobre vinhos! Beso

  4. obrigado pela visita, Gisele! E mais ainda pelo elogio,hehe.

  5. paulinha 1 de agosto de 2011 at 03:56

    olá! gostaria muuito de saber se há alguma rota de vinho p fazer perto de buenos aires? de 2 a 3 dias?? obrigada! paulinhapimentel@gmail.com

  6. Oi Paulinha! Eu infelizmente nunca fiz nenhuma viagem deste tipo ( está no topo das prioridades!), mas dá uma olhada nas dicas do Geraldo Figueras, In Spirits, da Gisele Teixeira, Aqui me quedo, e dos Destemperados, nos links do lado direito da tela!! Eles tem várias dicas de viagens relacionadas ao vinho na Argentina!! Abraço, e obrigado pela visita!!

Leave A Comment